O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz o informativo climatológico que indica a quantidade de chuva e as temperaturas máximas e mínimas nas cinco regiões do país entre esta segunda (16) e a próxima (23).
O destaque fica para o volume e a abrangência das precipitações, que podem superar os 100 mm em áreas dos seguintes estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Acre.
Confira os detalhes:
Sul
A semana começará com tempo chuvoso no leste da Região Sul e ficará firme nos dias seguintes. Entretanto, a partir do 20 de dezembro, novas instabilidades se formarão, proporcionando chuvas expressivas em Santa Catarina, Paraná e centro-norte Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados para a semana estão previstos para o Paraná e Santa Catarina, com volumes que poderão ultrapassar 40 mm.
Sudeste
Haverá uma variação espacial das chuvas ao longo da semana devido às instabilidades provocadas pelo sistema sobre o oceano, diz o Inmet. Assim, a semana começará com chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo, permanecendo ao longo da semana.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Essa condição favorecerá grandes acúmulos de chuva, acima de 100 mm em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o tempo inicia firme, contudo, a partir de sexta-feira (20), novas instabilidades proporcionarão chuvas significativas até o final da semana, com acumulado previsto de até 80 mm em algumas áreas do nordeste do estado.
Centro-Oeste
As instabilidades persistirão, proporcionando chuvas ao longo da semana, conforme o Inmet. O órgão indica que as precipitações serão significativas em Mato Grosso do Sul, em grande parte de Goiás e de Mato Grosso, com acumulados previstos acima de 40 mm (tons de verde no mapa acima), podendo atingir 100 mm em algumas localidades (tons de vermelho).
Nordeste
A previsão do Inmet indica que na faixa leste e norte da região, há possibilidade de chuvas fracas, enquanto na maior parte do interior, o tempo deverá permanecer quente e com baixa probabilidade de chuva. No oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão esperam-se acumulados abaixo de 20 mm.
Norte
Áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm (tons de verde) e 50 mm (tons amarelos) em grande parte da região.
No entanto, no norte do Pará e em grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 10 mm. As chuvas podem superar 100 mm em alguns locais (tons de vermelho a rosa) no centro-oeste do Amazonas, oeste do Acre e em áreas pontuais do sul do Pará e do Tocantins. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também poderá provocar acumulados superiores a 100 mm.
Temperaturas na semana
Para os próximos dias, as temperaturas máximas permanecem elevadas em grande parte das Regiões Norte e Nordeste do país, com valores entre 26°C e 36°C, podendo superar 38°C em algumas localidades do interior do Nordeste.
Na Região Centro-Oeste, as temperaturas máximas também estarão elevadas e devem variar entre 24°C e 32°C, podendo superar 34°C em algumas localidades de Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, nas Regiões Sudeste e Sul os valores estarão entre 20°C e 32°C.
As temperaturas mínimas seguirão entre 22°C e 26°C na Região Norte, enquanto no Nordeste, as mínimas devem variar entre 16°C e 26°C, com os menores valores previstos para a região central da Bahia. No Centro-Oeste, espera-se que as mínimas fiquem entre 22°C e 26°C ao longo da semana.
Nas Regiões Sudeste e Sul, as mínimas devem oscilar entre 12°C e 24°C. No dia 18 de dezembro, a tendência é de declínio das temperaturas na Região Sul com valores previstos entre 10°C e 18°C.