Veja como a frente fria pode afetar as condições do tempo neste domingo (28), de acordo com as informações da Climatempo.
- Sul
Uma massa de ar frio muito intensa associada a uma área de alta pressão avança pela região Sul neste domingo formando uma frente fria. A chuva ocorre desde o começo do dia no Rio Grande do Sul, com forte intensidade, e avança para as demais áreas rapidamente.
Muitas nuvens de tempestades se formam sobre o noroeste gaúcho e Santa Catarina; a possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas é elevada.
No Paraná chove no decorrer de todo o dia, com picos elevados de intensidade. Mas é durante o fim da tarde que tempestades ocorrem nos municípios de fronteira catarinense.
Além do avanço desse sistema frontal, as instabilidades são reforçadas pela presença de um cavado muito amplificado que causa um fluxo intenso de umidade para a Região.
São esperadas que rajadas de vento de moderada a forte intensidade atinjam toda a Região Sul ao longo do dia, na Campanha Gaúcha e no litoral gaúcho a podem atingir velocidade acima de 70 km/h.
+Neve em novembro no Brasil? Previsão do tempo diz que sim
- Sudeste
A presença de um cavado sobre o Sudeste, além do fluxo de umidade e da incursão de ventos mantém as instabilidades em toda a região. A chuva ocorre desde o começo da tarde em São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Em Minas Gerais, a formação de nuvens mais carregadas ocorre mais durante o fim da tarde. Há possibilidade de ocorrência de temporais, queda isolada de granizo e picos de intensidade na chuva, principalmente na região de Juiz de Fora, Campos dos Goytacazes e Presidente Prudente. Os volumes devem ser expressivos ao longo do dia.
- Centro-Oeste
Uma massa de ar frio muito intensa associada a uma área de alta pressão avança pela região Sul, formando uma frente fria e reforça as instabilidades sobre Mato Grosso do Sul. Além do avanço desse sistema, também há a presença de um cavado muito amplificado, que causa um fluxo intenso de umidade.
Pancadas de chuva de moderada intensidade ocorrem na região central sul-mato-grossense desde a madrugada e se espalham no decorrer do dia ganhando mais força.
Em Mato Grosso e Goiás, a chuva é concentrada entre a tarde e a noite, são esperados acumulados elevados no sul goiano, além da possibilidade de ocorrência de temporais e queda isolada de granizo em toda a região. No fim do dia mais instabilidades chegam no sul de Mato Grosso do Sul. A chuva pode ser forte e frequente, acompanhada por temporais e ventanias.
- Nordeste
O tempo permanece firme em todo o interior da região, mas nuvens carregadas ainda se formam no litoral da costa leste e na metade sul da Bahia. As pancadas de chuva são mais isoladas e não geram altos acumulados.
- Norte
As instabilidades permanecem predominando em toda a região. As pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, não se descartando a ocorrência de trovoadas e queda isolada de granizo.