O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o El Niño vai persistir até março de 2024.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com o Boletim Agroclimatológico do Inmet, as condições oceânicas observadas e tendências apontam para que o El Niño deve persistir até março de 2024.
O El Niño é um evento climático que ocorre quando as águas do Pacífico Equatorial ficam mais quentes do que o normal. Isso provoca mudanças no clima em todo o mundo, incluindo no Brasil.
O atual começou em junho do ano passado.
Segundo o Inmet, desde julho de 2023, a temperatura média da superfície do Oceano Pacífico vem aumentando de forma gradativa.
Em novembro de 2023, a temperatura subiu para 1,9°C acima da média histórica, passando de categoria ‘moderada’ para ‘forte’.
Em dezembro, a temperaturas chegou a 2°C acima da média.
Previsão do APEC Climate Center (APCC), centro de pesquisa sediado na Coreia do Sul, indica que as condições de El Niño devem se manter até o trimestre março-abril-maio de 2024. A probabilidade é de 80% a 90%.
Já no trimestre abril-maio-junho/2024, a probabilidade diminui para 60%. Isso indica um ligeiro enfraquecimento do fenômeno.