Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul

Estiagem preocupa produtores do Rio Grande do Sul

Queda de produtividade aumentou acionamento de seguro em Bagé

A estiagem segue sendo uma das principais preocupações dos produtores do Rio Grande do Sul. O boletim desta semana da Emater destaca que os volumes de chuva variaram de 10 a 40 milímetros no estado, mas em algumas regiões não houve nenhuma precipitação. E esse cenário impacta diretamente as culturas de verão.

+ Falta de chuvas no RS vai seguir em janeiro

No mento, as atenções estão voltadas especialmente para o milho. Em algumas áreas gaúchas a situação se agrava a cada dia. Em vídeo enviado ao Canal Rural RS, o produtor Rodinei Dalla Rosa, de Santo Ângelo, mostra como está a situação em muitas lavouras do norte e noroeste do estado. Folhas secas e espigas mal formadas são mais notadas em lavouras com alta população de plantas. Na região dele, a baixa é de 25%; na média do estado, 10%.

“Desde o pendoamento [do milho] ficou em torno de 25 dias sem chuva” — Rodinei Dalla Rosa

“Essa lavoura de milho já está no fim do seu ciclo com perdas irreversíveis”, lamenta Rodinei na gravação. “Desde o pendoamento ficou em torno de 25 dias sem chuva, na fase que mais precisa de água. Então, esse é o cenário que todos os produtores aqui estão vivendo mais uma vez neste ano”, prosseguiu o agricultor gaúcho.

Rio Grande do Sul: estiagem afeta a produção em Bagé

soja e milho - argentina - china
Foto: Canal Rural/reprodução

Na região de Bagé, na fronteira do Brasil com o Uruguai, a redução de produtividade fica acima de 70% e, segundo a Emater-RS, isso já levou a um aumento de acionamentos do seguro rural.

Condições das lavouras de soja

Foto: Raquel Guadagnin

Na soja, as condições de lavoura variam no Rio Grande do Sul. Onde choveu mais, a situação está melhor. Onde choveu menos, o desenvolvimento da oleaginosa é lento. Isso também reflete no percentual de semeadura, que varia de 86% a 97% no estado. O avanço maior se dá justamente onde houve umidade no solo.

A diminuição das temperaturas nesta semana ajudou a minimizar o estresse hídrico gaúcho. Ainda em relação às culturas de verão, a lavoura de arroz tem boas condições. Na região de Alegrete, por exemplo, já aparecem as primeiras panículas.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile