Ao longo da semana, segundo a previsão, a combinação de baixas temperaturas entre a madrugada e a manhã, somada com elevada umidade em algumas áreas do Brasil, favorecerá a ocorrência de neblina e nevoeiro em diversas regiões do Sul e Sudeste. As informações são da Climatempo.
O que é neblina e o que é nevoeiro?
Tecnicamente, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo ao solo. São gotículas de água extremamente pequenas que ficam em suspensão perto da superfície.
Para que ocorra a formação do nevoeiro, a umidade relativa do ar precisa estar acima de 90%. Além disso, vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação desse fenômeno.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Neblina, nevoeiro e névoa são formas de condensação da umidade do ar, diferenciando-se principalmente pela densidade e visibilidade. A névoa é a menos densa, ocorrendo em condições de alta umidade com visibilidade superior a 10 km. A neblina é mais densa, reduzindo a visibilidade para entre 1 e 10 km, comum em áreas baixas e próximas a corpos d’água. O nevoeiro é a forma mais densa, com visibilidade inferior a 1 km, frequentemente encontrado em vales e áreas costeiras.
Previsão de nevoeiro para os próximos dias
- Quinta-feira (18/07): Sul do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba (SP), leste do Paraná, oeste e leste de Santa Catarina, e regiões dos Vales e Campanha Gaúcha (RS).
- Sexta-feira (19/07): Zona da Mata Mineira (MG), região de São Carlos (SP), leste do Paraná (incluindo Curitiba), leste de Santa Catarina e regiões central e metropolitana do Rio Grande do Sul.
- Sábado (20/07): Zona da Mata Mineira, centro e leste de São Paulo (incluindo a capital), centro e Curitiba (PR), centro de Santa Catarina e regiões metropolitana e Campanha Gaúcha (RS).
- Domingo (21/07): Leste de São Paulo (incluindo a capital), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), e regiões metropolitana, Campanha Gaúcha e central do Rio Grande do Sul.