A sexta-feira de feriado será marcada por chuva na maior parte do país. De acordo com a previsão do tempo, essa condição adversa se dará devido à combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera.
+ Milho 2ª safra: tempo seco beneficia lavouras para o plantio
Destaque para o avanço de uma frente fria no centro-sul do Brasil, que provocará chuva forte e volumosa em alguns estados. Será o caso, por exemplo, da faixa que vai desde o norte do Rio Grande do Sul até a metade sul de Minas Gerais. Ou seja: dia de instabilidades em áreas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Fora a presença da frente fria, os temporais se farão presente nesta sexta-feira no Sul e no Sudeste. Na primeira região, as tempestades devem ocorrer logo nas primeiras horas do dia. Enquanto na segunda, esse fenômeno tende a ser registrado apenas a partir da noite.
Ainda em relação ao Sul e ao Sudeste, são esperados volumes de 20 a 50 milímetros (mm). Além disso, as pancadas podem ser acompanhadas por ventos de 45 quilômetros por hora. Trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo, ainda que forma isolada, também estão no radar da meteorologia.
Chuva no Sul e no Norte
No Norte do país, os maiores acumulados devem ocorrer entre Rondônia, o Acre e o sudoeste do Amazonas. Condição similar é aguardada para a faixa que vai desde o Pará até o Rio Grande do Norte, com volumes em torno de 45mm.
Por outro lado, o tempo firme predomina em boa parte de Roraima, no centro da Bahia e no centro de Pernambuco. Após o avanço da frente fria, o norte de Minas Gerais e a metade sul do Rio Grande do Sul irão contar com a chegada de uma massa de ar seco. O mar fica agitado desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, com ondas de até 2,5 metros de altura.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.