Notícias - Soja Brasil

Fim de semana: chuvas persistem no Rio Grande do Sul e Norte do país

Já o restante do país terá tempo firme e seco, com temperaturas em elevação e baixos índices de umidade relativa do ar

As chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul nesta semana, persistem até domingo pelo menos. A única área seca no estado é o Norte. Também há uma perspectiva de chuvas no oeste do Maranhão, vindas da região Norte, que terá chuvas o fim de semana todo. O restante do país terá tempo firme e seco.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A previsão de chuvas mais intensas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira se confirmou. As instabilidades afetam desde o sul do estado até próximo a Ibirubá e Teutônia, com volumes que variam desde os 10 mm até os 30 mm. O norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo seco. Sol predomina nas demais áreas do Sul do país, com temperaturas mais elevados no período da tarde.

No sábado as chuvas se mantém no Rio Grande do Sul, praticamente na mesma área que no dia anterior. A diferença é que serão menos intensas e variam de 2 mm a 15 mm no máximo. O norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo firme e seco. Nestes locais, destaque para temperaturas da tarde elevadas.

No domingo as chuvas voltam a se intensificar no Rio Grande do Sul, principalmente no sul do estado, que pode receber até 30 mm acumulados. Boa parte da região central e norte gaúcho terão tempo firme. Santa Catarina e Paraná também não terão instabilidades. Nestas áreas as temperaturas seguem elevadas, além disso, a umidade relativa do ar começa a cair cada vez mais no Paraná no período da tarde.

SUDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais nesta sexta-feira. Temperaturas começam a subir.

No sábado nada muda e o tempo segue firme e seco em todo o Sudeste. O sol segue predominando e quase sem nuvens e, além disso, a amplitude térmica aumenta mais.

Nada muda e o domingo também será de tempo firme e seco para as áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais. No período da tarde faz calor em grande parte da região.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira com sol e calor em todas as áreas do Centro-Oeste. Uma massa de ar seco segue atuando no Brasil Central, o que inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo firme em todas as áreas da região. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente entre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e oeste de Goiás no período da tarde. Fica a recomendação para hidratação e evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

Sábado ainda de tempo firme no Centro-Oeste, com sol predominando em todas as áreas e temperaturas bem elevadas. Os ventos que sopram do quadrante norte ganham força, deixando as temperaturas máximas altas durante a tarde. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas horas mais quentes do dia, atingindo níveis considerados críticos a saúde, e que potencializam a ocorrência de queimadas na região.

No domingo, tem uma ligeira mudança no tempo no Centro-Oeste. Isso porque áreas de instabilidade que se formam e voltam a espalhar nuvens carregadas para o noroeste de Mato Grosso, uma área que está há quase 100 dias consecutivos sem chover. Porém, demais regiões de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul seguem sem uma gota d’água, situação que facilita a ocorrência de incêndios florestais.

NORDESTE

As áreas agrícolas da Bahia e Piauí seguem sem chuvas nesta sexta-feira. Somente o oeste do Maranhão terá chuvas isoladas, ali próximo a Imperatriz, com até 15 mm acumulados.

No sábado o tempo ficará firme para os três principais estados produtores de soja do Nordeste.

No domingo as áreas agrícolas da Bahia, Piauí e Maranhão terão um dia mais seco, sem chuvas.

NORTE

Semana termina ainda com chuva entre o norte de Rondônia, grande parte do estado do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Destaque para ocorrência de chuva acompanhada de trovoadas em Manaus- AM e Porto Velho-RO. A alta disponibilidade de umidade na Floresta Amazônia aumenta potencial para formação de nevoeiros entre Amazonas e Roraima. Por fim, sem chance de chuva entre o Acre, demais áreas de Rondônia e Tocantins, com sol e baixos índices de umidade relativa do ar à tarde.

Sábado ainda com chuva em grande parte da região Norte e que se espalha um pouco mais até o final do dia. As áreas preferenciais para pancadas de chuva vão desde o norte de Rondônia, Amazonas, norte e leste do Pará, Roraima e Amapá. Chuva acompanhada de trovoadas entre Manaus-AM e Porto Velho-RO. Demais áreas da região seguem com tempo bastante seco, ensolarado e quente.

No domingo, destaque para a chuva mais forte e volumosa prevista para o sul do Amazonas e boa parte de Roraima. A chuva é transportada para essa área por causa da circulação de ventos em altitude, que redistribuem o calor e a umidade da Amazônia. Tem previsão de ventos na casa dos 50 km/h desde o Amapá até o norte do Pará. Não chove, contudo, nos estados do Acre e Tocantins, bem como o sudeste do Pará e sul rondonense.

Veja aqui mais notícias sobre soja