PREPARE-SE

Fim de semana começa ensolarado, mas termina com frente fria; veja a previsão do tempo

Tempo firme na maioria das áreas do Mato Grosso do Sul, exceto nas regiões de divisa com o estado de Mato Grosso e de Goiás

Saiba como clima irá se comportar neste fim de semana em todas as regiões do Brasil:

Sábado (20)

Sul

A presença de uma massa de ar seco continuará inibindo a formação de nebulosidade na região Sul e os dias seguem ensolarados por todos os estados sulistas. Não há previsão de chuva. As temperaturas permanecem em declínio e há condições para formação de nevoeiro no leste do Paraná, inclusive em Curitiba. Também pode amanhecer com geada na serra catarinense.

Sudeste

Alta pressão segue influenciando o Sudeste. Previsão de tempo firme e predomínio de sol por todo o estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Chove em forma de pancadas isoladas somente no oeste e no sudoeste de Minas Gerais, enquanto no litoral do Espírito Santo, a chuva acontece de forma mais fraca e passageira devido à circulação marítima. Nas demais áreas mineiras e capixabas, o sol também predomina, sem condições para chuva.

Centro-Oeste

Tempo firme na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, exceto nas regiões de divisa com o estado de Mato Grosso e de Goiás, nestas áreas há condições para pancadas de chuva ao fim do dia. Chove em forma de pancadas também em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com os maiores acumulados previstos para o norte mato-grossense e para o sudoeste de Goiás.

Nordeste

Instabilidades provocadas pela passagem de uma frente fria provocam chuva frequente no sul da Bahia. Em Ilhéus (BA), a chuva é mais isolada e passageira. A circulação marítima também provoca o aumento da chuva pelo litoral de Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Na costa norte do Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue contribuindo para a ocorrência de chuva intermitente, que acontece de forma forte em alguns períodos. Tempo firme no meio-oeste baiano e pancadas de chuva entre a tarde e à noite nas demais áreas do Nordeste.

Norte

Chuva mais frequente no litoral do Amapá e do Pará, por influência da ZCIT. Temporais no Amazonas, em Roraima e no centro-oeste e sul do Pará. Pancadas de chuva no Acre, Rondônia e nas demais áreas paraenses.

Domingo (21)

Sul

Alta pressão ainda influencia praticamente toda a região Sul e mantendo o dia ensolarado e sem chuva. No entanto, a aproximação de uma nova frente fria vinda do Uruguai provoca pancadas de chuva no decorrer da tarde nas áreas gaúchas de fronteira com o território uruguaio.

Sudeste

Praticamente toda a Região permanece com predomínio de sol e sem previsão de chuva, devido ao sistema de alta pressão atuando no litoral. Há possibilidade de chuva isolada e passageira somente no norte capixaba por consequência da circulação marítima. No noroeste de São Paulo e no extremo sudoeste mineiro, também há condições para chuva fraca e isolada.

Centro-Oeste

Tempo firme no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul, assim como por todo o centro-leste de Goiás e também no Distrito Federal. Chuva fraca e isolada no norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Nas demais áreas, pancadas de chuva com até forte intensidade, especialmente no decorrer da tarde.

Nordeste

Circulação marítima influencia toda a costa leste do Nordeste. Chove a qualquer hora do dia por todas as áreas, e em forma de temporais localizados, principalmente em Ilhéus, na Bahia, Maceió, em Alagoas, e em Natal, no Rio Grande do Norte, onde a chuva pode ser mais intensa. Na costa norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também permanece atuando, dando condições para chuva a qualquer momento. Nas demais áreas da Bahia, pouca ou nenhuma chuva prevista, principalmente no meio-oeste do estado, onde o tempo segue firme. No restante da Região, pancadas de chuva a partir da tarde.

Norte

Chuva em forma de temporais no centro-leste do Amazonas, incluindo Manaus, no Pará e no sul de Roraima e no Amapá. Nas demais áreas, pancadas de chuva a partir da tarde, com trovoadas e podendo vir com até forte intensidade.