VÉSPERA CHUVOSA

Fim de semana do Natal vai ter chuvas, granizo e transtornos; veja a previsão

Frente fria é responsável pela intensificação dos temporais em boa parte do país; chuva perde força em estados do Norte e Nordeste

Confira como o tempo vai se comportar às vésperas do Natal neste fim de semana na sua região:

Sábado (23)

Sul

Pancadas de chuva se espalham pela região neste sábado. O destaque vai para o risco de temporais e volumes elevados desde o sudeste do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná. 

A combinação entre dois sistemas frontais pode gerar ventos, raios e granizo, além de muito calor. O volume de chuva será menor apenas no oeste do Rio Grande do Sul em que as chuvas serão mais rápidas e irregulares.

Sudeste

A chuva ganha intensidade em São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais neste sábado. O maior volume ocorre devido ao avanço de uma frente fria e instabilidades em altos níveis da atmosfera. 

O volume de chuva pode ser elevado e há riscos para temporais, porém, de forma rápida e intercalada com períodos de sol e calor, mantendo a sensação de tempo abafado.

Centro-Oeste

Há riscos de temporais e chuvas volumosas em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, por conta do avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país. Nas demais áreas de Mato Grosso são esperadas chuvas rápidas e menos intensas.

Nordeste

Pancadas de chuva ainda podem atingir o sul e oeste da Bahia e também os estados do Maranhão e sul do Piauí neste sábado. Enquanto isso, a chance de chuva diminui nas demais áreas da região e o predomínio será de sol e calor.

Norte

Pancadas de chuva persistem sobre todo o Norte do país, com destaque para os maiores acumulados em Rondônia, Acre e Amazonas ao longo do dia. Não se descarta possíveis transtornos.

Domingo (24)

chuva campo soja frente fria previsão
Foto: Envato

Sul

A véspera de Natal será marcada por pancadas de chuva em toda a região, mas isso de maneira rápida e mal distribuída. 

O alerta vai para o período da noite na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria pode gerar temporais e volumes elevados, não se descartando transtornos. Nas demais áreas da região, há previsão de chuva, porém, menos intensa.

Sudeste

Temporais e volumes elevados ainda devem marcar a véspera de natal entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo por conta do avanço da frente fria. Já no estado de São Paulo, apesar do tempo instável e da chance de chuva, o volume será menor e o risco de temporais também.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e sul de Mato Grosso podem enfrentar temporais na véspera de natal. Além de ventos, raios e eventual queda de granizo, o volume também pode ser elevado. Nas demais áreas, chuvas rápidas e com menor intensidade.

Nordeste

Pouca coisa muda e chuvas rápidas e isoladas são esperadas desde o sul da Bahia até o noroeste do Maranhão nesta véspera de natal, mas a boa notícia é que não são esperados volumes expressivos nem temporais. Nas demais áreas da região, tempo firme e quente.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas no Norte do país, mas com menor intensidade comparado aos dias anteriores. A véspera de natal, no entanto, pode ser marcada por volumes elevados ainda em Manaus, não se descartando transtornos. Nas demais áreas, chuvas rápidas e pouco expressivas.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______