Outubro começa com muito calor para todo o país. Mas com ele, também vem as chuvas que podem viabilizar o plantio da soja em vários estados.
No Sul, nesta sexta-feira, as chuvas seguem mais concentradas no Rio Grande do Sul, com chance para temporais na parte sul do estado, ali próximo a Camaquã. Em Santa Catarinas há chance para chuvas na parte leste do estado e no Paraná o dia deve ser seco. No sábado as chuvas sobem um pouco mais e agora além de todo o Rio Grande do Sul, atingem Santa Catarina e o sul do Paraná, com baixos acumulados. No domingo a tendência é que as chuvas voltem a ficar mais atuantes sobre o leste do Rio Grande do Sul e no máximo Santa Catarina, deixando o Paraná seco novamente.
No Sudeste, a sexta-feira tende a ser de tempo mais firme em toda a região. No sábado as chuvas retornam e afetam o leste e sul de São Paulo, mas com baixos acumulados, enquanto Minas Gerais segue seco. No domingo nada muda e as chuvas permanecem instaladas sobre a região leste e sul paulista.
No Centro-Oeste, as chuvas estão prevista para acontecer só na parte oeste e noroeste de Mato Grosso, nesta sexta-feira. Goiás e Mato Grosso do Sul seguem com tempo seco. No sábado pouca coisa muda e as chuvas devem ficar restritas ao noroeste de Mato Grosso. No domingo o tempo seco afeta também todo Mato Grosso.
No Nordeste o tempo seco ainda é a realidade para Bahia, Maranhão e Piauí durante todo o fim de semana.
No Norte do país, as chuvas seguem acontecendo em Rondônia, com maiores acumulados previstos para o norte do estado. No sábado ainda deve chover sobre Rondônia, mas com menos acumulados. No domingo o tempo deve ficar mais firme até em Rondônia.