Soja Brasil

Fim de semana: previsão mostra persistência de chuvas intensas no Sul do país

Enquanto isso, boa parte do Sudeste terá dias de tempo firme. Previsão indica retorno das chuvas para a Bahia, mas ainda não com os volumes adequados

O fim de semana promete desagradar os produtores de soja de alguns estados do país. Isso porque algumas regiões seguem com excesso de umidade, que já estraga a soja e outras que precisam de chuvas seguem secas. A boa notícia é que em ambos os casos terá exceções.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Para desespero dos produtores de soja do Paraná, as chuvas devem persistir por lá nesta sexta-feira. Os maiores acumulados acontecem na parte centro-leste do estado. As chuvas atuam sobre toda Santa Catarina e Rio Grande do Sul também.

No sábado a previsão ainda mostra a tendência para chuvas em todo o Paraná, mas com menores acumulados. Também chove em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas são os gaúchos que podem ter problemas na parte centro-sul do estado, com chance de temporais e grandes acumulados.

No domingo toda a região Sul ainda terá chuvas, mas a parte leste do Paraná e Santa Catarina tende a ter garoas mais leves, e até tempo firme em alguns municípios. Já o Rio Grande do Sul pode registrar altos acumulados mais uma vez, principalmente na parte oeste do estado.

SUDESTE

No Sudeste as chuvas devem atuar somente sobre a faixa oeste e sul de São Paulo, deixando todo o restante das áreas com tempo firme e seco, assim como toda Minas Gerais.

Nada muda no sábado e as chuvas seguem atuando somente na faixa oeste e sul do estado paulista. Minas Gerais seguem com tempo firme.

No domingo ,nenhuma mudança, a tendência é que a parte oeste e sul de São Paulo siga com algumas instabilidades, enquanto o restante do estado e Minas Gerais terão tempo seco.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira, o tempo abre mais entre Distrito Federal, norte e leste de Goiás, mas as chuvas ainda continuam em outras áreas da região Centro-Oeste, em especial a partir da tarde. Os temporais são mais fortes no centro e sul de Mato Grosso do Sul, com riscos de rajadas de vento de mais de 50km/h, e acumulados bem elevados. Entre Mato Grosso, sul e oeste de Goiás, chuva em forma de pancadas à tarde acompanhada de trovoadas, ventos moderados e possibilidade de granizo.

No sábado, pouca coisa muda. As chuvas seguem concentradas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste de Goiás. Entre o leste, nordeste de Goiás e Distrito Federal, tempo aberto e ensolarado, com temperaturas altas à tarde; nessas áreas, uma grande massa de ar seco predomina e impossibilita a formação de nuvens de chuva.

No domingo, a chuva se torna ainda mais isolada em Goiás e se chover no estado é de forma muito pontual e breve, com curta duração. Entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, muito calor, sensação de tempo abafado e o aumento de umidade fortalece as pancadas de chuva, que vem acompanhadas de trovoadas e eventual granizo.

NORDESTE

Até há uma chance de instabilidades pontuais, em uma pequena parte do oeste da Bahia, mas não dá nem para chamar de chuvas, portanto o tempo segue seco no estado. No Piauí a situação é diferente e as instabilidades atuam desde o norte (onde ocorrem os maiores acumulados), até a parte central do estado. No Maranhão as chuvas se espalham por quase todo o estado nesta sexta-feira. Somente o extremo sul não terá chuvas.

No sábado, a tendência é que as chuvas comecem a afetar o extremo oeste da Bahia, mas ainda não chegam a Barreiras, por exemplo. No Piauí são esperadas pancadas na faixa leste, sul e chuvas pontuais no norte do estado. No Maranhão as chuvas ficam manchadas e afetam o centro sul do estado.

A grande novidade do domingo está no retorno das chuvas para o estado da Bahia. Ainda insuficientes para aumentar a capacidade hídrica do solo, além de irregular e sem grandes acumulados. O aumento de nebulosidade e pancadas, mesmo que breves e localizadas já indicam mudanças no tempo neste início de fevereiro.

NORTE

Na sexta, a chuva continua em grande parte da região Norte, só não chove no sudeste de Tocantins e em Roraima. A precipitação acontece no decorrer do dia, na forma de temporais. As chuvas mais fortes e volumosas estão previstas no Amapá e no Pará, acompanhado de muitas trovoadas. No Amazonas, também há chances de fortes pancadas de chuva de forma breve e passageira.

Durante o sábado, os temporais seguem marcando presença sobre a região Norte do Brasil, e mesmo que de forma pontual, a chuva vem acompanhada por trovoadas e ventos moderados, concentrada especialmente no período da tarde. Maiores acumulados são esperados para o Amapá e norte do Pará. Tempo firme em Roraima.

No domingo, destaque para chuva intensa esperada entre o Amazonas, Acre e norte de Rondônia, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade próximas à região. Tempo instável e com risco para chuva volumosa também entre o Amapá e norte do Pará. Chuva retorna à Roraima.