Se existe um desejo em comum entre os produtores de soja do país, com certeza é o retorno das chuvas. Bom, segundo a meteorologia há previsão de chuvas para todos os estados nesse fim de semana. Mas isso não significa que todas as cidades terão instabilidades. No Sudeste e Centro-Oeste a tendência é de chuvas manchadas e com baixos acumulados. NO Nordeste a situação não é diferente, mas pelo menos deve chover.
SUL
A sexta-feira, como previsto antes, será de muitas chuvas para o Paraná e Santa Catarina. Os maiores acumulados ocorrem na parte oeste dos estados e no centro-sul paranaense. O Rio Grande do Sul deve ter um dia mais firme, sem chuvas.
No sábado quase nada muda. As chuvas seguem atuando sobre todo o Paraná e o leste de Santa Catarina. A diferença é que algumas instabilidades chegam ao norte do Rio Grande do Sul.
No domingo, as chuvas devem se concentrar apenas em parte do Paraná, sendo que os maiores acumulados acontecem no leste paranaense. No sudoeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o tempo firme deve predominar.
SUDESTE
A sexta-feira tem previsão de chuvas desde o norte de Minas Gerais, até o sul de São Paulo. Mas além de baixos acumulados elas serão bastante manchadas e não devem afetar todas as regiões da mesma maneira. Muitas nem terão chuvas.
No sábado as instabilidades espalhadas se juntam e aí sim os dois estados terão um dia chuvoso. Os maiores acumulados podem ocorrer no triângulo mineiro, sul de minas e noroeste de São Paulo.
As chuvas seguem atuando sobre toda a região no domingo. De maneira geral serão baixos acumulados em boa parte dos estados. Somente o leste mineiro e oeste paulista terão mais chuvas.
CENTRO-OESTE
A semana termina ainda com chuva se espalhando pelo Centro-Oeste, mas de forma mais isolada e com baixos acumulados. Mesmo assim, atenção para a ocorrência de transtornos localizados como alagamentos, principalmente no sul de Mato Grosso do Sul. Volta a chover também no norte de Goiás e no Distrito Federal.
O sábado será o dia com chuva mais forte por todos os estados do Centro-Oeste e também o Distrito Federal. Tem previsão de muitos raios, mas a chuva não vem de forma abrangente e é, na maioria dos casos, passageira. A sensação ainda é de abafamento, mesmo com as instabilidades.
No domingo, nuvens muito carregadas vão tomar conta do Centro-Oeste do Brasil e tem previsão de temporais em todas as áreas, inclusive nas capitais. Mesmo assim, a sensação é de tempo abafado. Maiores acumulados de chuva são esperados para o sul de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
Algumas chuvas começam a retornar para o Nordeste do país nesta sexta. Segundo a meteorologia, a parte oeste da Bahia pode ter garoas leves e manchadas. Entre o Maranhão e o Piauí também há uma pequena faixa de instabilidades, com baixos acumulados.
No sábado as instabilidades espalhadas se unem e formam uma mancha mais consistente de chuvas na parte oeste da Bahia, entre Barreiras e Correntina. Também há previsão de pancadas no sul e leste do Maranhão, divisa com o Piauí.
No domingo as chuvas seguem atuando sobre todo o centro sul do Maranhão, oeste do Piauí e parte do oeste da Bahia. Todos, sem grandes acumulados.
NORTE
Sexta-feira ainda com chuva por todas as áreas da região Norte, com maiores acumulados entre o Acre, oeste do Amazonas, nordeste do Pará e Amapá. Destaque para a capital Porto Velho, que pode ter chuva forte. Mesmo com a chuva, a sensação é de abafamento.
No sábado, voltam as chuvas generalizadas entre o Acre e o Amazonas, mas o destaque passa a ser a chuva forte e com muitos raios na região do Tocantins, inclusive em Palmas. O calor e a umidade da Amazônia são combustível para os temporais típicos da estação.
No domingo a chuva persiste pela região Norte. Chuva e temporais são esperados para todas as áreas da região. Apenas nas áreas do norte do Pará, Amapá e Roraima que se chover, será de forma isolada e com baixos acumulados.