Sábado, 8
Sul
O tempo firme, com sol e calor será predominante nos três estados da região Sul, onde a sensação térmica tende a ser maior que a temperatura real devido à alta umidade presente na atmosfera, especialmente em áreas litorâneas.
No entanto, áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera combinadas ao calor, umidade e uma frente fria que atua distante em alto mar, favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas isoladas de chuva entre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Novamente, mesmo que de forma pontual atenção para o risco de raios, ventos moderados e eventual queda de granizo.
- Previsão do tempo indica chuvas para Mato Grosso no fim de semana
- Com La Niña, veja quais estados terão chuva abaixo da média até maio
Durante a noite, a aproximação de uma segunda frente fria aumenta o risco de chuva com trovoadas entre a divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O tempo segue firme nas demais áreas do estado. A meteorologia ainda chama atenção para ventos de até 50km/h na faixa leste gaúcha.
Sudeste
O sábado será de fortes chuvas, com alerta para alagamentos, trovoadas, ventania e até possibilidade de granizo em Minas Gerais, Rio de Janeiro, norte e leste Paulista. No Espírito Santo, a chuva será mais pontual e passageira.
Centro-Oeste
Algumas pancadas de chuva devem acontecer em Goiás. As precipitações ocorrem em pontos isolados, ganhando intensidade à tarde, com riscos de temporais, com rajadas de vento e raios. Atenção aos volumes de chuva elevados no sudeste do Mato Grosso e em Goiás, que devem causar alagamentos e transbordamento de rios, além de deslizamentos de terra.
Nordeste
No sábado, as áreas de chuva aumentam na Bahia e as instabilidades ocorrem até o Piauí e o Maranhão, acontecendo também no extremo oeste de Pernambuco e no litoral do Ceará. Sobre a Bahia, apesar da condição de chuva aumentar devido à presença de um vórtice ciclônico de alto níveis, as pancadas são muito isoladas, com baixos acumulados e não ocorrem de forma generalizada, conseguindo reverter o déficit hídrico da região.
Ainda há riscos de temporais mais fortes, com raios e rajadas de vento em partes do Piauí e Maranhão. Já o tempo firme aumenta nos estados do leste nordestino, não há previsão de chuva entre Sergipe e Ceará.
Norte
A chuva deve atingir toda a região no sábado. As precipitações começam pela manhã em pontos isolados e ocorrem em todas as áreas durante a tarde e à noite. Há riscos de temporais mesmo que isolados, e os volumes prometem ser bastante elevados no norte do Pará e no Amapá.
Já no Tocantins, que tem riscos também de queda de granizo, em pontos isolados, as chuvas intensas ocorrem por conta do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN), na região do Matopiba. Nas demais áreas é por conta do calor, da alta umidade e da circulação dos ventos em altitude.
Domingo, 10
Sul
Neste domingo, seguirá nos estados do Paraná e Santa Catarina. O clima instável retorna também à grande parte do Rio Grande do Sul. A chuva ainda ocorre de forma localizada, mas onde cai, vem acompanhada por raios, ventos moderados e eventual queda de granizo.
O tempo firme predomina somente na região sul do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento tendem a superar os 60km/h no litoral gaúcho e em toda a extensão da Lagoa dos Patos (RS). Ventos de até 50km/h são esperados para o litoral de Santa Catarina e Paraná.
Sudeste
A previsão do tempo indica que os temporais devem persistir no Sudeste. As chuvas podem ocorrer logo pela manhã entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo, mas é durante a tarde que elas ganham força e se espalham por toda a Região. Os volumes de chuva são bem elevados entre o leste e norte de São Paulo, na maior parte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e todo o Rio de Janeiro. Os índices serão intensos, com riscos de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
Os acumulados são mais elevados serão na região da zona da Mata Mineira, do Rio Doce, e até da Metropolitana de Belo Horizonte, e mais das Regiões Serranas do Rio e até mesmo da Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo. Sobre o ES, as chuvas são mais pontuais e passageiras.
Centro-Oeste
A chuva aumento em Mato Grosso, inclusive em Cuiabá. Já os temporais continuam sobre Goiás e Distrito Federal. Isso pela influência da alta umidade e de um vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera, que avança para a região de Goiás e proximidades.
Em Mato Grosso do Sul, sol, tempo abafado e muito quente, com pancadas rápidas de chuva à tarde, em forma de temporais com trovoadas.
A tendência segue de chuva em forma de pancadas com trovoadas isoladas em MS e MT, com maior intensidade em GO e DF e temperaturas altas com sensação de tempo abafado.
Nordeste
No domingo a chuva aumenta na Bahia, com chances para fortes temporais entre a tarde e principalmente à noite no interior do estado. Também chove forte entre o Piauí e Maranhão, todos estes locais recebem influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), aliás, fortes temporais com rajadas moderadas de vento também em Salvador. O tempo seco prevalece desde Sergipe até o Ceará, passando pelo Rio Grande do Norte e demais estados do leste nordestino.
Norte
As chuvas seguem espalhadas pelo Norte do país. Pancadas fortes com risco para vendaval e trovoadas no Tocantins, Rondônia e Acre, por conta de calor e umidade e no Amapá e norte do Pará devido provocadas pela zona de convergência intertropical (ZCIT).