Soja Brasil

Fim de semana terá volta das chuvas para áreas que não terminaram a colheita da soja

Segundo a meteorologia, o Sudeste é uma das poucas regiões do país que não deve ter chuvas até domingo Confira a previsão e os mapas!

O fim de semana promete chuvas para parte do Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, que ainda não conseguiu terminar a colheita da soja. No domingo há chance de temporais no estado. Enquanto isso, o Sudeste seguem sem previsão de chuvas até domingo.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A sexta-feira será marcada por tempo firme e seco em quase toda a região Sul. A exceção desta vez acontece no extremo oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por conta da umidade que sopra desde a região amazônica até o Sul.

chuvas

No sábado, um sistema de baixa pressão no Paraguai e uma corrente de ventos vinda da região amazônica ajudam as instabilidades avançarem ainda mais sobre a região, afetando o sudoeste e centro do Paraná, oeste e centro de Santa Catarina, oeste e sul do Rio Grande do Sul.

chuvas

No domingo o Rio Grande do Sul pode ter chuva em todo o estado, com chance de maiores acumulados no oeste. Também chove em toda Santa Catarina e sul do Paraná.

chuvas

SUDESTE

Nesta sexta-feira não há previsão de chuvas em quase toda a região Sudeste. Somente no nordeste de Minas Gerais há chance para garoas pontuais.

chuvas

No sábado sim, o tempo seco afeta toda a região Sudeste e não há previsão de chuvas.

chuvas

No domingo a tendência é que o tempo siga mais seco em toda a região Sudeste.

CENTRO-OESTE chuvas

Na sexta-feira a chuva migra um pouco para o extremo oeste de Mato Grosso do Sul, por conta de um sistema de baixa pressão que se forma no Paraguai, aliado ao corredor de umidade que vem da Amazônia, mas não há condições para volumes elevados. Já nas outras áreas do estado o tempo continua firme, a massa de ar seco também atua em todo estado de Goiás e ganha abrangência por Mato Grosso, inibindo a formação de nuvens carregadas. Ainda pode chover em forma de pancadas no oeste, noroeste e norte de Mato Grosso.

No sábado, a umidade aumenta em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as pancadas de chuva se espalham em boa parte dos dois estados. Maiores acumulados apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Há também potencial para temporais isolados pela região. No nordeste de Mato Grosso do Sul, assim como no estado de Goiás, o tempo firme predomina mais uma vez, com sol e baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

chuvas

No domingo, a chuva ganha força desde o sul de Mato Grosso do Sul até o sul de Mato Grosso. Nas demais áreas dos dois estados, mais uma vez a chuva ocorre de forma isolada e sem grandes acumulados. Em Goiás o tempo firme predomina mais uma vez, com chance de chuva isolada somente no extremo norte do estado.

NORDESTE

Nesta sexta-feira ainda chove no oeste da Bahia, mas com menos intensidade e com chuvas manchadas. No Piauí as instabilidades estão espalhadas por todo o estado, com chance para temporais no norte e instabilidades manchadas no sul. O Maranhão deve ter chuvas em todo o estado.

chuvas

No sábado ainda chove no oeste da Bahia, mas desta vez a tendência é que ela afete apenas as regiões mais próximas às divisas do estado. Enquanto isso, o Piauí entra em alerta por conta de temporais que afetam todo o norte e centro do estado. No Maranhão nenhuma novidade, chuvas e mais chuvas em todo o estado.

chuvas

No domingo a tendência é que volte a chover de maneira mais generalizada no oeste da Bahia, enquanto Piauí e Maranhão terão instabilidades menos volumosas, mas ainda abrangentes em todo o estado.

chuvas

NORTE chuvas

Na sexta-feira a chuva segue ocorrendo em todas as áreas do Norte. As temperaturas aumentam, de maneira geral, em relação aos dias anteriores.

Sábado sem grandes mudanças na região. A chuva segue ocorrendo em todas as áreas, de maneira isolada, especialmente na parte da tarde. Entre o nordeste do Pará os acumulados seguem elevados. Tempo firme predomina somente no estado de Roraima, com sol e calor.

No domingo a condição segue muito semelhante no Norte, mas as pancadas de chuva retornam também para Roraima. Destaque para os volumes acumulados que devem ser maiores no Amazonas, no Acre, no Pará e no Amapá.

Leia mais notícias sobre soja