A previsão do tempo para o fim de semana indica que temporais devem ser registrados em pelo menos oito estados brasileiros já no sábado (19): Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Pernambuco (oeste), Pará e Amazonas (sul, norte e leste). De acordo com a Climatempo, essas localidades serão impactadas por acumulados bem elevados em condições de provocar transtornos.
+ Trovoadas, temporais e granizo. Veja a previsão do tempo
Para além das tempestades, as pancadas de chuva se espalham mais e chegam a boa parte de Mato Grosso, ao norte de Mato Grosso do Sul e na metade norte paulista. Elas também irão voltar a ganhar força sobre Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal ao decorrer do fim de semana. Há potencial para alagamentos, conforme divulgado pela Climatempo.
Outro ponto de alerta indicada pela previsão para o tempo deste fim de semana refere-se à possibilidade de queda de granizo. Isso porque ela pode cair em pelo menos dez estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Chuva isolada e passageira retornará ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo.
Fim de semana com frente fria estacionada
Apesar da desconfiguração da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ainda há muita umidade nessas regiões, que se espalham também em áreas do centro e Sudeste do país. Destaque também para presença de cavados meteorológicos, nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e o calor. Além disso, ainda há uma frente fria estacionada sobre a costa do sul baiano.
Na região Sul, o tempo firme ainda predomina em boa parte das áreas, mas podem ocorrer chuvas rápidas na costa de Santa Catarina, assim como em Florianópolis e na costa do Paraná, devido à umidade vinda do mar. As instabilidades predominam em praticamente todo o país de domingo (20) a segunda-feira (21).
“Alerta para possíveis transtornos causados pela chuva” — Climatempo
Os acumulados devem ser elevados, principalmente entre o Centro-Oeste e Sul — isso devido à passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical. “Os municípios devem ficar em alerta para possíveis transtornos causados pela chuva”, avisa a equipe da Climatempo. Tempo firme e seco entre o Rio Grande do Norte e o extremo norte da Bahia.
Previsão do tempo para o fim de novembro
Os últimos dias de novembro vão ser marcados por chuvas no centro-norte do país, com tempo mais seco na metade sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o tempo firme e com pouca chuva nos próximos dias favorecerá o trabalho de colheita do trigo, que avançou nesta semana e acabou mexendo nos preços do cereal.
Para a cana-de-açúcar, contudo, o clima não foi benéfico. Segundo a Nova Cana, a operação da colheita foi prejudicada pelo excesso de chuva no Paraná, em Mato Grosso do Sul, São Paulo. De acordo com a entidade, esse cenário vai atrapalhar o cronograma de encerramento das unidades produtoras. O excesso de chuva e até granizo atingiram também áreas produtoras de café, tanto arábica quanto conilon, nos últimos dias.
_______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.