Nesta terça-feira, uma frente fria atinge o Sudeste do país, mas sem grande intensidade.
A mudança no tempo pode ocasionar pancadas rápidas de chuva em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, porém, sem grandes acumulados.
O sistema também é capaz de provocar pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul, que ainda será influenciado por uma área de instabilidade em níveis médios da atmosfera, localizada no interior do continente.
Além disso, pancadas de chuva podem ser registradas em grande parte da região Norte, com volumes significativos entre o Acre e Amazonas, além do Amapá, por conta de instabilidades tropicais.
No Nordeste, chove apenas na faixa norte e leste, de forma isolada e sem grandes volumes.
Uma massa de ar seco mantém o tempo firme em grande parte do Brasil Central.
O mesmo tipo de sistema deve garantir o tempo firme no Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina e no sul do Paraná.
Frente fria avança nos próximos dias
Na previsão estendida, é esperada uma irregularidade das chuvas em grande parte do país nos próximos dias.
A frente fria avança do Sul para o Sudeste, mas de forma costeira, o que deve impedir as chuvas organizadas.
A previsão é de pancadas rápidas apenas na faixa leste da região, algo que não deve atrapalhar as atividades de campo.
Mesmo com chuva no Espírito Santo, não se espera uma janela de difícil colheita do café.
Após essa frente fria, avança uma nova massa de ar seco e frio pelo Sul, o que pode derrubar as temperaturas de forma acentuada.
Contudo, as menores temperaturas mínimas em torno de 5°C só devem ser registradas na serra gaúcha e na serra catarinense.
Nos próximos cinco dias, apenas no Norte do Brasil há previsão de chuva volumosa sob efeito de instabilidades tropicais que podem provocar acumulados entre 40 e 120 milímetros, de forma pontual e mal distribuída, gerando impactos negativos de forma bem isolada.
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.