Passagem de frente fria, pancadas de chuva, temporais, trovoadas e risco de queda de granizo. Essas são algumas das condições climáticas previstas para o Brasil ao decorrer do fim de semana, informa a Climatempo.
Previsão do tempo com frente fria, chuva e trovoadas
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este sábado (3) e domingo (4).
SUL
- Sábado
A passagem de uma frente fria próxima a costa gaúcha e a presença de um cavado meteorológico espalham a chuva. Há chances de temporais em todas as áreas, mesmo que sejam mais pontuais e passageiros. As pancadas de chuva variam bastante de intensidade, com os maiores acumulados são previstos para o oeste e noroeste gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense.
- Domingo
O tempo abre na Fronteira Oeste gaúcha e na região de Santa Maria (RS). Nas demais áreas, pancadas de chuva e céu nublado, com condições para temporais e trovoadas. As temperaturas são mais elevadas na faixa oeste sulista.
SUDESTE
- Sábado
A chuva perde intensidade no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, mas ainda há condições para temporais e acumulados elevados, que se espalham por todas as áreas de São Paulo. As pancadas variam de intensidade e os maiores acumulados são previstos para o Triângulo Mineiro. As temperaturas diminuem e ficam mais amenas durante a tarde.
- Domingo
Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera e a incursão de ventos marítimos influenciam a chuva no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nessa faixa há condições para chuva forte e temporais — e os municípios afetados devem ficar em alerta para possíveis transtornos causados pelos acumulados elevados. Nas demais áreas da região, pancadas e trovoadas, sem grandes volumes.
CENTRO-OESTE
- Sábado
Pancadas de chuva isoladas por toda a região, variando de intensidade. Os maiores acumulados são previstos para o norte de Goiás. As temperaturas são elevadas, principalmente no noroeste de Mato Grosso do Sul.
- Domingo
A presença de uma baixa pressão sobre o Paraguai, combinada com a umidade que vêm da Amazônia, influencia a chuva por todo o Centro-Oeste. Há condições para temporais e chuva forte em Cuiabá, Brasília e em Goiânia. Não se descarta a possibilidade de queda isolada de granizo e trovoadas. Nas demais áreas, pancadas isoladas e passageiras. As temperaturas são elevadas.
NORDESTE
- Sábado
As instabilidades continuam fortes e persistentes no leste e sul da Bahia, com potencial para alagamentos e inundações. Devido ao mau tempo, a temperatura não sobe, os ventos são fortes e o mar segue agitado. Oeste baiano e sul do Piauí e do Maranhão também têm potenciais para chuva a qualquer momento (e ainda volumosa). A chuva diminui apenas no norte nordestino, entre a costa do Maranhão até o litoral norte do Rio Grande do Norte. Chuvas breves e passageiras entre Alagoas e a Paraíba.
- Domingo
A chuva começa a perder força, mas ainda ocorre com moderada intensidade entre o oeste e sul da Bahia. Pancadas isoladas no extremo sul do Maranhão e do Piauí. Sol e muitas nuvens nas demais áreas do Nordeste. Temperaturas elevadas no interior da região.
NORTE
- Sábado
Pancadas de chuva, com condições para trovoadas e acumulados expressivos no Acre, no Amazonas e na região central do Pará. Chuva isolada e passageiro nas demais áreas. Alerta máximo de temporais e transtornos em Manaus.
- Domingo
Chuva forte e acumulados elevados em Roraima, norte do Amazonas e Amapá, onde há condições para queda de granizo e temporais. Pancadas isoladas e passageiras no Tocantins, no Acre e em Rondônia.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.