O Brasil seguirá, em geral, com condições climáticas adversas nesta quinta-feira (19). Segundo previsão do tempo para a data divulgada pela Climatempo, o país vai registrar o afastamento de uma frente fria, no sul. Além disso, ventos, temporais e chuvas irregulares devem ser registados ao longo do dia.
+ Chuvas intensas em Mato Grosso levam prefeitos a decretar situação de emergência
Região Sul, conforme registrado na previsão, o destaque será o fato de a frente fria se afastar. Assim, a chuva deve diminuir. Apesar disso, áreas sulistas irão encarar a umidade que vem do oceano, o que gera mais um longo período de tempo fechado.
A chuva irregular é citada para o Centro-Oeste, onde pode, aliás, evoluir por temporais. Condição similar — com pancadas irregulares — é prevista para o Norte brasileiro, sobretudo para três estados: Amapá, Amazonas (faixa leste) e Roraima.
Os ventos úmidos devem marcar presença no Nordeste, principalmente no Maranhão e no Piauí. A ventania também é aguardada para o Acre, o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro.
Previsão do tempo com frente fria, chuva irregular e ventos úmidos
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quinta-feira (19).
-
Sul
A frente fria se afasta e a chuva diminui na região. No entanto, a entrada de umidade vinda do oceano ainda gera um longo período de tempo fechado e chuva sobre o Sul do Brasil. As temperaturas são mais amenas. O tempo fica aberto apenas na fronteira oeste.
-
Sudeste
A circulação de ventos em altitude provoca aumento da chuva no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. O calor e alta umidade também aumentam o risco de temporais na Serra Fluminense e na Zona da Mata Mineira. A chuva acontece concentrada de tarde em toda a região, numa situação bem típica de verão.
-
Centro-Oeste
A chuva é irregular sobre a região, mas pontualmente com condições de temporais. O sol predomina e as temperaturas ficam altas.
-
Nordeste
Com a presença dos ventos úmidos provenientes da zona de convergência intertropical (ZCIT), há alerta máximo de chuva forte, volumosa e intermitente no Maranhão e no Piauí.
A chuva vem forte, com temporais e possibilidade de transtornos nos municípios. A chuva também aumenta no Ceará e no oeste do Rio Grande do Norte, mas é bastante isolada e passageira na costa da região.
-
Norte
A precipitação diminui no Pará, no Tocantins, no Amapá, em Roraima e no leste do Amazonas, mas não para totalmente, apenas as pancadas serão mais irregulares. Agora os ventos em altitude potencializam a chuva no Acre e no meio oeste do Amazonas.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.