Com apoio de
Previsão do tempo para terça-feira, 30
Sul
Segundo a previsão do tempo, uma região de alta pressão atmosférica influencia o clima no Sul do país. Enquanto o sistema mantém o dia completamente firme e com poucas nuvens no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, ao mesmo tempo joga uma pista de ventos úmidos do mar contra a costa e organiza chuvas nas demais áreas do Sul. Destaque para o litoral norte gaúcho, Serra Geral e litoral sul catarinense, que podem ter chuva mais volumosa. Além disso, ventos sopram com até 60 km/h na faixa leste dos três estados. Por fim, o mar fica agitado no Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Sudeste
Uma frente fria avança na altura do Espírito Santo trazendo a umidade do mar contra a costa. Isso reforça as instabilidades no Sudeste. Assim, tem previsão de chuva e ventos moderados em São Paulo e no Rio de Janeiro, oeste, centro, sul e zona da mata de Minas Gerais e centro e sul do Espírito Santo. Destaque para a faixa entre o Vale do Ribeira até a Costa Verde, passando pela Grande São Paulo, onde há condição para muitas nuvens, chuva a qualquer hora do dia e temperaturas mais baixas, comparando com os dias anteriores.
- Ciclone, chuva e frio: veja o que esperar para os próximos dias
- Abril com pouca chuva e muita preocupação; veja previsão do tempo para 4 cidades produtoras
A meteorologia chama a atenção para a chuva especialmente volumosa nestas áreas e em todo o Rio de Janeiro, o que favorece condição para transtornos como alagamentos e deslizamentos.
Centro-Oeste
Em algumas áreas do sul e do leste de Mato Grosso do Sul ainda tem nuvens carregadas e chuvas isoladas com trovoadas. Isso também acontece no oeste e norte de Mato Grosso. Por outro lado, o tempo fica firme e apenas com algumas nuvens no restante das áreas. A previsão do tempo destaca para o declínio da umidade relativa do ar no período da tarde em Goiás e Distrito Federal e também na região pantaneira.
Nordeste
A previsão do tempo destaca para o elevado volume acumulado de chuva e o potencial para transtornos como alagamentos desde o litoral do Ceará até o litoral da Paraíba, o que inclui Fortaleza, Natal e João Pessoa. A chuva também é muito volumosa entre Piauí e Maranhão. Volta a chover também no norte e nordeste da Bahia, o que inclui Salvador. Porém, em outras áreas da Bahia o tempo continua firme e quente.
Norte
Segundo a meteorologia, ocorrem temporais ao longo do dia, com acumulados elevados mais uma vez entre o Acre até o norte do Pará e o Amapá. Entre o Acre, Amazonas e Rondônia as chuvas ocorrem por conta do calor, da alta umidade e mais da circulação dos ventos em altitude. No sul do Tocantins, o dia será mais uma vez de céu aberto, com sol e umidade relativa do ar baixa.