O início da primeira semana de setembro de 2024 marca a fase final do inverno. Assim, as temperaturas sobem, trazendo tempo seco e baixa umidade do ar em grande parte do Brasil, mas há exceções, como a frente fria no Sul.
Veja a previsão do tempo para os próximos dias:
Sul
- Segunda: a temperatura fica mais baixa neste começo de semana, especialmente no Rio Grande do Sul. Dia de sol e muitas nuvens no litoral e leste gaúcho. Amanhecer com chance de nevoeiro no oeste de Santa Catarina. Dia de sol, poucas nuvens, tempo firme e seco no Paraná.
- Terça: a passagem afastada de uma frente fria provoca um pouco de chuva no litoral sul e norte do Rio Grande do Sul, mas não há risco de temporais. As demais áreas do estado continuam sem chuva. Tempo firme em Santa Catarina e no Paraná com destaque para a baixa umidade do ar à tarde.
- Quarta: a temperatura vai seguir baixa na Campanha e no sul do Rio Grande do Sul. O deslocamento da frente fria deve provocar chuva forte sobre o norte e a serra gaúcha, aumentando a condição para chuva mais isolada no litoral e o sudoeste do Paraná, bem como para o estado de Santa Catarina.
Sudeste
- Segunda: as temperaturas continuam bem elevadas na Região, com umidade do ar em alerta no interior paulista e no Triângulo e noroeste de Minas Gerais. Pode ventar um pouco entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas não chove. Todas as capitais com tempo firme.
- Terça: amanhecer com chance de nevoeiro no leste de São Paulo e na Zona da Mata Mineira. O padrão de tempo se mantém em toda a Região ao longo do dia, com bastante sol, ar muito seco e valores de Umidade Relativa (UR) em alerta na maioria das áreas.
- Quarta: deslocamento afastado de frente fria provoca um pouco de chuva no litoral sul de São Paulo e o aumento da quantidade de nuvens na Baixada Santista. Todas as demais áreas da Região continuam sem mudanças no tempo, com sol, calor e ar seco.
Centro-Oeste
- Segunda: ar seco e baixa umidade do ar ainda para este começo de semana na Região. O sol predomina quase sem nuvem no céu entre Goiás, Distrito Federal e o leste de Mato Grosso. Haverá um pouco mais de nuvem ao longo do dia em Cuiabá e Campo Grande, mas nada de chuva.
- Terça: o calorão acima de 35 °C ainda é destaque na maior parte do Centro-Oeste. Terça-feira de muito sol e umidade do ar muito baixa. O risco de novos focos de incêndio, principalmente no Pantanal, aumenta.
- Quarta: o padrão de tempo continua: o sol aparece quase sem nuvem no céu na maior parte da Região e não chove. O ar seco ainda é destaque, com umidade do ar em alerta na maioria dos municípios.
Nordeste
- Segunda: a costa leste da Região ainda permanecerá com tempo mais instável, condições de chuva a qualquer momento desde Alagoas ao litoral de Pernambuco. Pancadas moderadas no leste da Bahia, litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Tempo firme, seco e calorão nas demais áreas, incluindo Fortaleza, Teresina e São Luís.
- Terça: dia de sol e pancadas mais rápidas e isoladas na costa leste do Nordeste. Chove fraco desde Salvador a Natal. Demais áreas com um pouco de vento, mas nada de chuva. O tempo segue firme e seco no Piauí, Maranhão e Ceará.
- Quarta: chove fraco desde o litoral norte da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte. O tempo continua firme e seco nas demais áreas da Região, com um pouco de vento nas praias do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Norte
- Segunda: a semana começa sem previsão de chuva em Rio Branco, Macapá, Palmas e Belém. No entanto, há previsão de pancadas mais irregulares entre o norte do Amazonas e o estado de Roraima.
- Terça: pancadas mais irregulares na faixa norte da Região e ar seco e calorão entre o Acre, sul do Amazonas, Pará e Tocantins, áreas em que a baixa umidade do ar gera alerta.
- Quarta: chuva forte na divisa do Amazonas com o sul de Roraima. Pouca chuva no litoral do Pará e tempo firme em Belém, Macapá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.