Tempo fechado, chuva muito volumosa, potenciais para transtornos, nebulosidade, risco de queda de granizo e frente fria. Essas são, por exemplo, algumas condições climáticas adversas que devem ser registradas Brasil afora ao decorrer desta quinta-feira (15). De acordo com a previsão do tempo para hoje, esses fenômenos serão espalhados pelo país.
+ La Niña pode persistir até o verão de 2023
A zona de convergência do atlântico sul (ZCAS), por exemplo, deixa o tempo fechado com chuva muito volumosa e persistente sobre o sul, o centro, o leste e o oeste da Bahia. A mesma condição climática é esperada, segundo a previsão do tempo para hoje, para o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, boa parte de Goiás, o leste de Mato Grosso, a metade sul do Tocantins e no Distrito Federal.
O alerta máximo de chuva, com grandes volumes de água e potencias transtornos, acontecem em áreas já vulneráveis e fragilizadas: Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, todo o norte mineiro, região de Linhares (ES) e Porto Seguro (BA). Até em Salvador a chuva é forte. A precipitação também aumenta no sul do Amazonas e do Pará, em boa parte de Mato Grosso e pontos de Rondônia e do Acre, com acumulados bastante elevados nesse sentido. Atenção ainda para a chuva volumosa no Amapá e no norte do Pará, por influência da zona de convergência intertropical (ZCIT).
Chuvas fracas em São Paulo
Enquanto isso, a chuva é isolada, porém também forte, em Mato Grosso do Sul e nas demais áreas do Nordeste e do Norte do Brasil. A chuva diminui em grande parte do estado de São Paulo, onde tempo aberto predomina. O sol aparece entre poucas nuvens e a temperatura sobe bastante. Mas chove fraco e isolado no leste e norte paulista, como no Vale do Paraíba e nas demais áreas que fazem divisa com Minas Gerais. Na capital paulista, hoje tem aumento de nuvens e uma possibilidade de chuva isolada e passageira à tarde. A temperatura sobe no período da tarde.
Nebulosidade, chuva e frente fria
Céu claro e pouca nebulosidade no Sul, mas com baixa umidade do ar. Por outro lado, uma nova frente fria avança no final desta quinta-feira (15), conforme indica a previsão do tempo para hoje. Dessa forma, a perspectiva é que se favoreça a formação de chuvas rápidas no litoral sul e extremo sul gaúcho.
Ou seja, a partir da tarde há previsão de chuva e de forma isolada, sobre o sul e centro-sul gaúcho, como entre a região de Chuí e do Rio Grande. Tudo isso porque haverá a formação de uma nova frente fria. Além disso, instabilidades na faixas norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, na serra e em Campos de Cima da Serra, e no sudeste e na serra de Santa Catarina, por exemplo. Todavia, isso ocorrerá por influência da formação de áreas de instabilidade, associadas ao aumento de nebulosidade e da circulação dos ventos em altitude. E, conforme reforçado, aproximação de mais uma frente fria.
Previsão do tempo para hoje: risco de transtornos
Além disso, a equipe de meteorologia da Climatempo avisa que a presença de frente fria e o excesso de chuvas indicado na previsão do tempo para hoje podem resultar em transtornos climáticos em boa parte do Brasil. Por outro lado, ainda há a possibilidade de queda de granizo sobre cinco estados:
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Piauí; e
- Rio Grande do Sul.
“A Climatempo alerta para transtornos como alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e encostas, aumento do nível dos rios e enchentes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, [região] Sul, centro, oeste e leste Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Amapá”, informa, dessa forma, a empresa de meteorologia. “Pois, nessas áreas, deve chover mais de 100 milímetros”, reforça, assim, sobre a previsão do tempo para hoje.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.