Neste sábado (17) a baixa pressão avança do Paraguai para a fronteira com o Brasil, na altura de Mato Grosso do Sul. Além disso, a frente fria caminha um pouco mais, chegando a altura da região Sudeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanece entre o Norte e o Sudeste, conforme indica a previsão do tempo para hoje.
+ Soja: muita chuva no Centro-Oeste e quase nada no Sul. Saiba quando muda
Dessa forma, as nuvens de chuva ficam distribuídas na maior parte do país ao decorrer do dia. Nesse sentido, chuva pesada deve cair sobre o oeste do estado do Rio de Janeiro, norte capixaba, Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão, norte do Tocantins, sul do Pará e leste do Amazonas. Segundo a previsão do tempo para hoje, a chuva forte também vai atingir o AC, o norte de Roraima, o oeste de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A chuva forte é aguardada, por exemplo, para as capitais Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Por outro lado, nas capitais da costa nordestina — de Salvador (BA) a Fortaleza (CE), a precipitação deve ocorrer, mas de maneira isolada e passageira. Na capital paulista, contudo, as pancadas podem vir com raios e a partir da tarde.
Frente fria em SP e chuva no RJ
No Grande Rio, a chuva deve ser mais isolada podendo ocorrer em vários momentos do dia, intercalando com aberturas de sol. À tarde, a temperatura fica amena em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).
Em decorrência da presença da frente fria sobre a região, a cidade de São Paulo deve ser a capital do Sudeste menos quente deste sábado. Em Campo Grande (MS) e Teresina (PI), a previsão do tempo indica calorão com, a saber, mais de 30 graus.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.