![temporais, frente fria, chuva forte temporais, frente fria, chuva forte](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2024/10/WhatsApp-Image-2024-10-28-at-18.32.33.jpeg)
Retorno da chuva no Rio Grande do Sul, precipitações acima de 100 mm em duas regiões do país e frente fria para amenizar a alta dos termômetros.
Esses são alguns dos destaques do último balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que contempla o período entre esta segunda-feira (10) e a próxima (17). Confira:
Sul
O tempo quente e seco continuará no Rio Grande do Sul até terça-feira (11), entretanto, a passagem de um sistema frontal a partir de quarta-feira (12) possibilitará o retorno das chuvas ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm. Por outro lado, as instabilidades no Paraná e Santa Cantarina se intensificarão também a partir de quarta-feira, com chuvas mais expressivas no leste desses estados e acumulados acima de 60 mm, podendo ultrapassar 100 mm (tons de vermelho a rosa no mapa abaixo) em algumas áreas.
Sudeste
A tendência é de tempo firme em grande parte de Minas Gerais e Espírito Santo, com possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde, típicas de verão, devido à combinação de calor e umidade. Em São Paulo e áreas do Triângulo Mineiro, a previsão indica risco de chuva intensa no início dessa semana, com pancadas que podem ser localmente fortes. Os maiores acumulados estão previstos para a faixa leste paulista com volumes acima de 60 mm.
Centro-Oeste
A combinação de calor e umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás, com acumulados acima de 40 mm. No oeste mato-grossense, as chuvas poderão ser mais volumosas ao longo da semana, ultrapassando 80 mm em algumas localidades. No centro-sul de Goiás, Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul, há condição de tempestade entre segunda e terça-feira (10 e 11). Por outro lado, a partir de quinta-feira (13), a tendência é que as chuvas diminuam no leste de Goiás.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Nordeste
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em sua posição mais ao sul favorecerá a chuva no norte da região, com precipitações acima de 80 mm para o norte do Maranhão, do Piauí e no litoral do Ceará. Na faixa leste da região, as precipitações ocorrem em pontos isolados na forma de pancadas de chuva, com acumulados inferiores a 20 mm, enquanto na parte central da Bahia, de Pernambuco e no sudeste do Piauí, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.
Norte
As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm (tons de verde no mapa) em grande parte da região, com exceção de grande parte de Roraima, onde as chuvas serão mais escassas, com volumes inferiores a 20 mm. As chuvas podem superar 100 mm no Acre, em Rondônia, no leste do Amazonas e na faixa central e sudoeste do Pará. A ZCIT posicionada mais a sul provocará acumulados acima de 100 mm no nordeste do Pará e em áreas do leste do Amapá.
Temperaturas mínimas e máximas
Para os próximos dias, temperaturas máximas permanecem elevadas em grande parte do
Nordeste com valores entre 30°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em algumas localidades do interior.
Na Região Norte, as máximas estarão entre 25°C e 28°C em grande parte da região, exceto em Roraima e oeste do Amazonas, onde ficarão acima de 30°C.
No Centro-Oeste, a semana inicia com temperaturas máximas mais amenas, variando entre 24°C e 28°C em grande parte da região. Contudo, no decorrer da semana, os termômetros devem se elevar, variando entre 28°C e 34°C, com maiores valores sobre o oeste de Mato Grosso do Sul.
Na Região Sudeste, os valores estarão entre 28°C e 34°C, enquanto na no Sul, a onda de calor atuará até terça-feira (11) e deixará as temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, com valores previstos entre 30°C e 38°C, podendo ultrapassar 40°C em algumas localidades.
Além disso, a partir de quarta-feira (12), a aproximação de uma frente fria trará declínio das máximas para o Sul do país. Por conta disso, as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 32°C.