FIM DE SEMANA

Frente fria e ciclone levam temporais a São Paulo; veja previsão para todo o Brasil

Alerta para temporais com ventos, raios e granizo entre o oeste do estado e o Triângulo Mineiro

Veja como o clima irá se comportar neste final de semanal em todas as regiões do Brasil:

Sábado (30)

Sul

São esperadas pancadas de chuva na maior parte da região, mesmo que rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. Com a chegada de outra frente fria, não se descarta o potencial de volumes significativos desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Ventos moderados e raios também podem ser registrados. O tempo firme vai predominar apenas no oeste do Rio Grande do Sul e partes da campanha.

Sudeste

Neste sábado pode chover na maior parte da região, inclusive são esperados volumes expressivos no estado de São Paulo, desde o litoral até o interior, não se descartando o potencial para transtornos. Alerta para temporais com ventos, raios e granizo entre o oeste do estado e o Triângulo Mineiro devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Nas áreas entre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, tempo seco e ensolarado.

Centro-Oeste

O final de semana vai começar com possibilidade de chuva em toda a região, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. Destaque para o risco de temporais com ventos, raios e granizo no noroeste do Mato Grosso do Sul e no sul do Goiás devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica.

Nordeste

Neste sábado, o tempo firme e ensolarado vai predominar na maior parte do Nordeste, com exceção apenas do litoral da Bahia por conta da circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa, ventos que estão associados a frente fria mais afastada no oceano. Serão chuvas rápidas e sem acumulados expressivos.

Norte

Para os primeiros dez dias de outubro, a previsão é de chuva concentrada no oeste da região, mas ainda de maneira irregular. Volumes acima dos 80 milímetros podem ser registrados no oeste do Amazonas, enquanto que entre o leste do estado, Pará, Amapá e Tocantins, o tempo vai continuar mais seco.

Domingo (1º)

Sul

O mês de outubro começa com tempo instável e ainda com chance de chuva na maior parte da região Sul, mesmo que a chance seja pequena e que sejam esperadas apenas chuvas isoladas e sem alto volume. O tempo firme predomina desde o oeste do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná com a atuação de uma massa de ar seco.

Sudeste

Temporais devem atingir boa parte do Sudeste neste domingo a chegada de uma nova frente fria que recebe o suporte de um ciclone no litoral de São Paulo. O volume pode ser expressivo, não se descartando o risco para algum transtorno, especialmente nas áreas costeiras, porém, o risco de temporais é grande também no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro e em toda a metade sul de Minas Gerais. Maiores chances para queda de granizo no Triângulo Mineiro e noroeste de São Paulo.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva são esperadas na maior parte da região central neste domingo devido ao avanço de outra frente fria pelo centro-sul do país, que junto as altas temperaturas, pode provocar temporais com ventos, raios e granizo, principalmente entre o nordeste do Mato Grosso do Sul, o sul do Goiás e o sul do Mato Grosso.

Nordeste

O tempo firme persiste sobre a maior parte da região em razão da presença da massa de ar seco que mantém o dia ensolarado. A exceção é o leste da Bahia e o litoral de Sergipe com possibilidade de chuvas rápidas e sem grandes acumulados.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas no oeste da região Norte devido instabilidades tropicais. Atenção redobrada apenas em Rondônia com chance de chuva forte e volumosa devido a aproximação de instabilidades pelo interior do continente associadas ao avanço de uma frente fria no centro-sul. Desde o leste do Amazonas até o Amapá e Tocantins, tempo seco e ensolarado.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.