Saiba o que esperar das condições do tempo nesta semana em todo o Brasil. Confira a previsão:
Chuvas fortes no Sul
De acordo com a previsão, a semana será marcada por chuvas fortes no Sul do Brasil, com temporais já na segunda-feira (30), devido a uma frente fria gerada por um ciclone extratropical que se forma próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Durante o dia, espera-se rajadas de vento acima de 40 km/h e queda de granizo nos três estados.
O volume de chuva em 24 horas pode chegar a 100 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul e centro-oeste do Paraná, podendo causar alagamentos e deslizamentos.
Chuvas moderadas no Sudeste
No Sudeste, nesta semana, haverá chuvas mais moderadas, mas ainda assim importantes para a recarga dos reservatórios e o desenvolvimento das lavouras de 1ª safra.
O volume acumulado no decorrer dos próximos dias gira em torno de 80 mm, o que contribui para boa umidade do solo.
Chuvas volumosas no Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, as chuvas serão mais volumosas, o que ajuda a aliviar as altas temperaturas e a reposição de água no solo.
Goiás e Mato Grosso receberão um volume acumulado de 60 mm de chuva, de acordo com a previsão.
Mato Grosso do Sul receberá 100 mm, o que garantirá umidade suficiente para o desenvolvimento inicial das lavouras de 1ª safra no estado.
Chuvas retornam ao Nordeste
A região Nordeste começa quente e ensolarada, com temperaturas máximas ainda em torno de 40 °C.
Porém, a partir de quarta-feira (1º), as chuvas retornam para a região.
O acumulado pode chegar a 60 mm entre quarta-feira e domingo na Bahia; e cerca de 40 mm no Maranhão, Piauí e interior de Pernambuco.
Chuvas concentradas no Norte
No Norte, as chuvas desta semana continuam concentradas na faixa oeste do Amazonas, Acre e Rondônia, com um volume entre 30/50 mm nos próximos dias, o que contribui para manter a boa umidade do solo.
Destaques da previsão do tempo para a semana de 30 de outubro a 04 de novembro
- Chuvas fortes no Sul do Brasil, com temporais já na segunda-feira, devido a uma frente fria gerada por um ciclone extratropical.
- No Sudeste, as chuvas serão mais moderadas, mas ainda assim importantes para a recarga dos reservatórios e o desenvolvimento das lavouras de 1ª safra.
- Na região Centro-Oeste, as chuvas serão mais volumosas, o que ajuda a aliviar as altas temperaturas e a reposição de água no solo.
- Na região Nordeste, a semana começa quente e ensolarada, com temperaturas máximas ainda em torno de 40 °C. Porém, a partir de quarta-feira, as chuvas retornam para a região.
- No Norte, as chuvas desta semana continuam concentradas na faixa oeste do Amazonas, Acre e Rondônia.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp