Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

METEOROLOGIA

Frente fria e focos de incêndio trazem preocupação nos próximos dias; veja a previsão

Regiões Centro-Oeste e Sudeste enfrentam seca e calor, enquanto frente fria trará chuva significativa para o Sul

frente fria e focos de incêndio
Foto: Pixabay

A previsão do tempo para os próximos dias no Brasil aponta um cenário preocupante de alta incidência de focos de incêndio no Brasil central e a chegada de uma frente fria à região Sul.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que Mato Grosso lidera o ranking dos estados com maior número de focos de incêndio em junho, com 853 focos, com destaque para as cidades de Tangará da Serra, Feliz Natal e Poconé.

O meteorologista do Canal Rural, Artur Müller, afirma que este é um período de estiagem normal para o Brasil central. Mas as altas temperaturas deste outono, mais quente que o habitual, estão agravando a situação. A seca geralmente ocorre entre julho e agosto, mas este ano, começou já em junho.

Na região Norte, a situação está se agravando no centro-sul do Pará e Tocantins, com a previsão de que a chuva não retornará e as temperaturas continuarão elevadas.

No Nordeste, a estiagem atinge Piauí, Maranhão e interior da Bahia. O Centro-Oeste enfrenta uma situação crítica, especialmente em Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Mato Grosso, onde o Pantanal é particularmente afetado. A expectativa é de que as temperaturas continuem altas até a chegada de uma frente fria mais intensa na próxima semana.

No Sudeste, o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro também apresentam um aumento no risco de incêndios, com temperaturas máximas acima de 30 °C e mínimas mais baixas nas áreas de serra.

Frente fria e chuvas

Para a região Sul, a previsão é de que uma frente fria traga chuva a partir do fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul. A previsão é de temporais com volumes de 80 a 100 mm, causando alagamentos, mas sem risco significativo de enchentes.

O litoral do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, pode registrar chuvas de até 100 mm, com potencial para alagamentos. No interior do Nordeste, o tempo permanece seco.

No Norte, as chuvas serão frequentes e intensas no oeste do Amazonas e no centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, esperam-se pancadas de chuva ao fim do dia, exceto no Tocantins, leste de Rondônia e sul do Pará, onde o tempo permanece firme.

As condições climáticas indicam que as temperaturas permanecerão elevadas em grande parte do país, aumentando os riscos de incêndios. A chegada de frentes frias ao Sul promete chuvas e temporais, exigindo atenção, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos.

Sair da versão mobile