O calor intenso está com dias contados em vários estados da região central do país. De acordo com a Climatempo, os modelos de previsão do tempo já indicam a chegada de uma nova e forte frente fria, trazendo um ar polar mais abrangente, proporcionando o aumento nas condições de chuva entre a próxima sexta-feira (24) e o fim de semana (26 e 27), trazendo, além de chuva, um alívio para as altas temperaturas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Com a chegada do sistema, as atenções de voltam para as condições de chuva no Sul, mas, já sem condições para a frente fria ficar restrita ao território gaúcho.
A primeira forte frente fria que passou no fim de semana dos dias 10 e 11 de maio, indica a Climatempo, começou a enfraquecer o padrão do bloqueio atmosférico. Agora, com o deslocamento da alta pressão que segue atuando por vários dias, para alto mar, haverá uma condição de normalidade no avanço dos sistemas, do Sul em direção ao Sudeste.
O que vai chamar a atenção é a massa de ar polar que vem na retaguarda da frente fria que deve se formar na noite de quinta-feira (23) no Sul e avançar no decorrer da sexta-feira sobre o Sudeste.
A tendência é de uma queda mais significativa já no próximo fim de semana, sobretudo nos estados da região Sul (novamente), em São Paulo, nas cidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul e até mesmo em áreas entre sul e interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul de Goiás.
Também é uma tendência que esse ar mais frio influencie novamente Mato Grosso e provoque friagem entre Rondônia e o Acre, na região Norte.
Com a queda mais acentuada e a troca do ar quente para o ar mais frio, já se pode considerar uma virada no tempo nessas regiões, com mínimas e máximas mais baixas.
Os modelos continuam vendo a possibilidade na queda mais acentuada de temperatura, agora com padrões mais típicos do outono em muitos estados do Centro-Sul até o fim do mês.
De acordo com a Climatempo, ainda haverá condições de tempo mais seco e temperaturas acima de 30 °C em algumas localidades. No entanto, a partir desse período, a tendência é de que não haja um período de calor mais intenso por vários dias ou até semanas consecutivas.