No primeiro dia do outono, o Sul já sofre a influência de uma frente fria. A passagem do sistema vai manter o tempo instável, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, podendo chover em qualquer hora. Há, inclusive, risco de temporais no sul e leste gaúchos.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O tempo segue quente no Paraná, porém ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde, também com risco de temporais.
No Sudeste, o começo do outono mantém o intenso calor, já que a região ainda não está sob influência da frente fria. Pancadas de chuva de moderada a forte intensidade devem atingir São Paulo a partir da tarde. Há risco de temporais também no Rio de Janeiro e em quase todo o território de Minas Gerais.
No norte mineiro, porém, as chuvas são passageiras. No Vale do Jequitinhonha e no do Mucuri, assim como no Espírito Santo, o tempo é firme e com muito calor. “Essa diminuição do calorão só virá no fim da semana”, avisa o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
A quarta-feira pode levar chuva ao nordeste de Mato Grosso e ao norte de Goiás. Já no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, há sol, calor e tempo firme. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo é abafado e instável, com pancadas isoladas de chuva.
No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva, exceto em parte da Bahia. Na região Norte, por sua vez, a chuva pode vir com forte intensidade na faixa norte e no litoral do Pará. O tempo fica completamente seco apenas em parte de Roraima.