O ciclone extratropical que estava previsto na costa do Rio Grande do Sul durante o Natal vai se afastando cada vez mais para o alto mar. Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, os estragos com a formação do sistema só não foram maiores porque uma área de baixa pressão se formou no Paraguai e acabou roubando a umidade do ciclone. Mesmo assim houve ventania e granizo no Rio Grande do Sul.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O que vamos ter agora é uma frente fria avançando em direção ao Sudeste, que vai provocar temporais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Até o fim desta terça-feira (26), a temperatura vai cair na faixa leste de São Paulo, que teve uma noite bastante abafada. Santos, no litoral do estado, registrou 30 °C durante a madrugada.
“No sul do Brasil, o ar frio já traz um vento mais gelado e deixa o tempo aberto em boa parte dos estados. No litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, as rajadas variam entre 51 e 70 km/h”, afirma Müller. Já no Paraná o tempo segue abafado e chove de forma pontual.
Para o Centro-Oeste, a condição será de sol e bastante variação de nuvens durante a terça-feira em quase toda a região. A passagem da frente fria pelo Sudeste ajuda a canalizar umidade pela parte central do Brasil, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde na maioria das áreas, principalmente no Pantanal. Tempo firme no sul de Mato Grosso do Sul e nordeste de Goiás.
A chuva vai se intensificar pelo Brasil central, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. “Para muitos produtores a chuva chega tarde demais, mas para outros a umidade ainda será muito bem-vinda”, afirma Mülller.
No Nordeste, o tempo fica seco em quase toda a Bahia, sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Entre o Recôncavo Baiano e o norte do Rio Grande do Norte, chove de forma passageira; a condição é a mesma no litoral do Piauí e do Maranhão.
Entre Recife e Natal, a chuva vem a qualquer hora do dia e pode ser de moderada a forte, especialmente durante a manhã. Nas outras áreas, sol com aumento de nuvens ao longo da tarde e pancadas de chuva com trovoadas. Destaque para o norte do Maranhão, que vai receber uma boa quantidade de chuva.
Atenção para umidade relativa do ar menor que 30% nas áreas onde o tempo fica predominantemente seco, como é o caso do no sul do Maranhão, sul do Piauí, centro-oeste da Bahia e leste do Tocantins.
No Norte, o tempo segue instável principalmente no oeste da região, no Acre, oeste do Amazonas e sul de Roraima, devido à alta umidade e ao forte aquecimento ao longo do dia que favorecem as pancadas de chuva. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa o céu com muitas nuvens e chove a qualquer hora no norte e leste do Amapá.