Saiba como o clima irá se comportar neste sábado e domingo e confira onde por haver chuva em todas as regiões do Brasil.
Sábado (21)
Sul
Pancadas bem isoladas ainda são esperadas nos três estados, mas isso de maneira rápida e pouco expressiva. O volume de chuva previsto é baixo e o potencial para temporais muito pequeno.
De modo geral, o fim de semana começa com uma trégua na região, algo importante para os trabalhos de recuperação de muitas cidades. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o predomínio será de céu claro e ensolarado, o que favorece também a elevação das temperaturas.
Sudeste
O fim de semana vai começar com chuvas espalhadas principalmente em Minas Gerais, mas também pode chover de maneira pontual em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na maior parte de São Paulo, vale ressaltar que a chance de chuva diminui e o predomínio será de sol.
Centro-Oeste
O dia vai contar com pouco potencial de chuvas na região. Pancadas bem isoladas até podem ser registradas nos três estados, mas com volumes abaixo dos 5 milímetros, ou seja, de modo geral, a seca e o calor intenso é que se destacam.
Nordeste
Não vai chover em praticamente toda a região, devido à presença da massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.
Pancadas muito isoladas, rápidas e com volumes abaixo de 10 milímetros são esperadas apenas no sul da Bahia, no leste de Alagoas e de Pernambuco e no noroeste do Maranhão.
Norte
São esperadas pancadas de chuva no norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e até no norte do Pará. O problema é que a chuva será pouco expressiva e insuficiente para reverter o déficit hídrico na região.
Volumes em torno de 25 milímetros são esperados, mas isso de maneira pontual no Amazonas e em Roraima. No Tocantins e na maior parte do Pará, além do sul de Rondônia, o tempo é firme e muito quente.
Domingo (22)
Sul
Pancadas de chuva se espalham por boa parte da região, graças à combinação de instabilidades. A que mais chama a atenção é uma frente fria que se aproxima do Rio Grande do Sul e pode gerar temporais no fim do dia em toda a fronteira com o Uruguai.
Nas demais áreas da região, são esperadas apenas pancadas rápidas, isoladas e ainda sem grande intensidade. Aliás, o tempo firme deve predominar desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná.
Sudeste
O tempo firme deve predominar na maior parte de São Paulo, com exceção das áreas mais próximas ao litoral, com chance de chuvas isoladas.
Tempo firme também no sul de Minas e no Triângulo Mineiro, com a atuação de uma massa de ar seco. Chuvas rápidas e mal distribuídas ainda são esperadas nas demais áreas do estado, assim como no Rio e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
Pancadas rápidas, isoladas e sem alto volume são esperadas em boa parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no noroeste de Mato Grosso.
Na área central mato-grossense, a expectativa ainda é de tempo seco e muito calor.
Nordeste
Chuvas isoladas podem ser registradas na metade sul da Bahia, por conta do avanço de uma frente fria pelo litoral, gerando um corredor de umidade.
Chuvas rápidas também podem ser registradas no litoral leste da região e em boa parte do norte do Maranhão. Nenhuma área deve registrar chuva volumosa e o calorão persiste.
Norte
Pancadas isoladas e mal distribuídas são esperadas na região, sem alto volume, mas com potencial para temporais no noroeste do Amazonas e no oeste do Acre. O tempo firme vai predominar ainda em boa parte do Tocantins.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.