O Brasil terá mais um fim de semana marcado pelas instabilidades. De acordo com a previsão do tempo, os próximos dois dias serão de passagem de uma nova frente fria, risco de temporais e acumulados elevados. Além disso, há possibilidade de queda de granizo.
+ Ciclo do fenômeno La Niña chega ao fim; saiba mais
O sábado (11), por exemplo, será com poucas mudanças no tempo. Ou seja, há chance de chuva espalhada sobre a maior parte do país. Nesse sentido, os maiores acumulados devem ser registrados entre o oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, com volumes entre 25 e 60 milímetros. No Baixo Amazonas também são esperados volumes em torno dos 30 mm, o que pode atrapalhar as atividades de campo.
Destaque, entretanto, para o risco de temporais entre Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. Isso porque essas áreas sofrerão com o efeito de uma frente fria que irá atravessar o Centro-Sul do país. Com a combinação entre calor e umidade, não se descarta, a saber, o potencial para queda de granizo nessa parte do Brasil.
Por outro lado, o tempo seco vai seguir predominando em ao menos quarto estados:
- Rio Grande do Sul;
- Norte de Minas Gerais;
- Maior parte da Bahia; e
- Oeste de Pernambuco.
Frente fria no sábado. Mais temporais no domingo
Sem menção à frente fria, o domingo (12) será de risco de temporais entre Mato Grosso e Goiás, em virtude da convergência de ventos em níveis médios da atmosfera, o que pode favorecer a formação de nuvens mais profundas especialmente a tarde. A chuva volumosa, no entanto, ainda deve atingir mais áreas do oeste mato-grossense, além de Rondônia e Amazonas. Nesse sentido, os volumes devem variar de 25 a 60 milímetros.
Por causa do calor e da umidade, inclusive com o Oceano Atlântico bastante aquecido, há potencial para chuva volumosa entre o Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba e a Zona da Mata Mineira. Também pode chover de maneira expressiva, mas pontual, no leste catarinense. Chuvas isoladas começam a se espalhar pelo oeste da Bahia, mas ainda sem volumes agrícolas. Por fim, tempo seco e quente No Rio Grande do Sul, tempo seco e quente.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.