Uma frente fria causou a derrubada de temperaturas no Sul do país nessa última quarta-feira (13). Os termômetros também despencaram no Sudeste.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Já para esta quinta-feira (14), a previsão é que as temperaturas permaneçam baixas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com possibilidade de geada em áreas mais altas, principalmente as da serra catarinense.
Contudo, a partir de sexta-feira (15), a frente fria que atinge o Sul e Sudeste deixará de ser estacionária, mas o cenário de chuvas no Sudeste deve continuar.
Assim, de acordo com a Climatempo, a forte variabilidade dos ventos em altos níveis somada ao aporte de umidade da faixa norte do Brasil em direção ao Sudeste devem intensificar a instabilidade.
Volumes de chuva
Os acumulados de chuva previstos para os próximos dias indicam volumes significativos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Muitas regiões podem registrar mais de 80 mm de chuva, e algumas áreas pontualmente poderão ultrapassar os 100 mm.
“Essa situação exige atenção redobrada das autoridades e da população, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra, considerando a continuidade das condições adversas nos próximos dias”, diz a nota da Climatempo.