ALERTA

Frente fria vai provocar 100 mm de chuvas; veja onde e quando

Uma forte frente fria avança pelo Sul do país durante a semana, derrubando as temperaturas e provocando geadas

previsão - chuvas rápidas - frente fria - previsão do tempo - áreas de instabilidade - chuva forte
Foto: Freepik

Uma forte frente fria avança pelo Sul do país durante a semana, derrubando as temperaturas e provocando chuvas intensas em diversas áreas da região.

A previsão é de geada na porção sul do Rio Grande do Sul e nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense entre sexta-feira e sábado, com mínimas podendo chegar aos 7°C. As informações do meteorologista do Canal Rural, Arthur Mueller.

Rio Grande do Sul

No início da semana, o centro-sul do RS terá tempo firme, mas a Campanha gaúcha deve enfrentar geada.

A Região Metropolitana de Porto Alegre, o norte do estado e o oeste de Santa Catarina experimentarão chuviscos ao longo do dia.

Nas serras catarinenses e gaúchas, bem como em todo o estado do Paraná, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com o tempo encoberto e possibilidade de temporais.

Chuva

O acumulado de chuva em cinco dias pode atingir 25 mm no centro-norte do RS e na maior parte de SC.

No litoral sul catarinense e na faixa leste do PR, os volumes podem chegar a 100 mm, causando alagamentos e prejudicando os trabalhos em campo.

No restante do PR, espera-se um volume superior a 60 mm, o que ajudará a repor a umidade no solo e aliviar a situação de estresse hídrico e térmico das lavouras e do gado em confinamento.

Temperaturas e geadas

As temperaturas serão um destaque importante na região Sul. A semana começará com mínimas na casa dos 12°C, diminuindo gradualmente para 7°C entre sexta-feira e sábado.

Há risco de geada na porção sul do RS e nas partes mais altas das serras gaúcha e catarinense. Esse clima mais frio beneficiará o avanço da semeadura do trigo no RS, que está atrasada em comparação ao mesmo período do ano passado.

Efeitos da frente fria nas outras regiões

Os estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES) também sentirão os efeitos da frente fria.

A semana começará com chuviscos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e na Baixada Santista. O litoral sul paulista e o extremo sudoeste do estado enfrentarão tempo encoberto e chuvoso durante todo o dia.

Nas demais áreas de SP, assim como em MG e ES, o dia amanhecerá ensolarado, sem previsão de chuva.

No RJ, a Costa Verde e a Região Metropolitana poderão amanhecer com nebulosidade, mas sem chuvas previstas.

O acumulado de chuva nos próximos cinco dias pode chegar a 100 mm no estado de SP, beneficiando a reposição hídrica do solo, especialmente nas regiões do interior.

Em MG, a chuva se concentrará nas áreas de divisa com SP e na porção sul do triângulo mineiro, com até 30 mm, aliviando o calor e aumentando a umidade do ar.

No RJ e ES, a chuva será isolada e de baixo volume, com acumulados não ultrapassando 15 mm. No restante de MG, o tempo será quente e seco.