Confira quais regiões vão sofrer com chuvas nesta quarta-feira (13) devido ao avanço de uma nova frente fria:
Sul
Após alguns dias de trégua, a chuva volta a se espalhar pela maior parte do Rio Grande do Sul devido à chegada de uma nova frente fria que pode gerar temporais nas cidades de fronteira com o Uruguai, além de provocar volumes entre 40 e 100 mm em cidades da fronteira oeste.
A expectativa é de temporais com ventos, raios e granizo. Enquanto isso, o tempo firme e muito quente se destaca em Santa Catarina e no Paraná.
Sudeste
O tempo firme deve predominar no estado de São Paulo, pontos do Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais também, além do litoral do Rio de Janeiro. A quarta-feira será ensolarada e muito quente devido ao avanço de uma massa de ar seco e a condição de pré frontal que faz esquentar muito.
Por outro lado, com resquícios da frente fria anterior, ainda chove no Espírito Santo, na serra do Rio de Janeiro e em boa parte de Minas Gerais, com destaque para o norte do estado em que são esperados volumes elevados e temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Centro-Oeste
Pancadas de chuva ainda são esperadas em boa parte do Centro-Oeste por conta da combinação entre calor e umidade gerada pelo avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul e instabilidades no interior do continente.
O volume de chuva pode ser mais elevado no sudoeste de Mato Grosso, mas isso de maneira pontual. Enquanto isso, o tempo firme e muito quente vai se destacar no sul e leste de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A predominância é de tempo firme na maior parte do Nordeste, mesmo que haja variação de nebulosidade devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera. As chuvas serão rápidas e isoladas no oeste do Maranhão, no sudoeste e sul da Bahia, não são esperados volumes elevados por enquanto.
Norte
As expectativas são de pancadas de chuva em praticamente toda a região Norte, onde a exceção será apenas o leste do Tocantins. Volumes elevados podem ser registrados na faixa que vai desde o Acre até o oeste do Pará, mas nada que deva gerar grandes transtornos.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.