O Brasil deve enfrentar frio, chuvas e rajadas de vento nesta terça-feira (9). É o que informa a Climatempo. Em boletim, a empresa de meteorologia indica que, por exemplo, a chuva é esperada em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Rajadas de vento, chuva, frio e mais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões do Brasil:
-
Sul
A baixa pressão atmosférica e as instabilidades em baixos níveis reforçam as chuvas por toda a região Sul. Há previsão de temporais, chuva expressiva e ventanias.
A chuva ocorre durante a manhã, com os maiores acumulados no Centro-Sul do Paraná, na região de Chapecó (SC) e em toda metade leste do Rio Grande do Sul.
Para o período da noite, é previsto chuva de forte intensidade, volumes altos e descargas elétricas. Além disso, na Região Metropolitana de Porto Alegre são esperadas rajadas de vento até 70 km/h.
-
Sudeste
Chove em todo o estado de São Paulo e entre o sul de Minas Gerais e o Triangulo Mineiro. A chuva é de forte intensidade e ocorre durante todo o dia, podendo vir acompanhada de descargas elétricas e ventanias.
Nas demais áreas de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo o tempo permanece firme e sem previsão de chuva. As temperaturas são elevadas e os índices de umidade baixos.
-
Centro-Oeste
Tem chuva em todo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e entre o sul e centro-sul de Goiás. A chuva vem volumosa e mais intensa em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande, acompanhada de descargas elétricas.
No Distrito Federal e no norte de Goiás o tempo firme permanece predominando, onde, apesar de algumas nuvens no céu, não chove.
-
Nordeste
Tempo firme e seco em grande parte da região. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas na faixa leste entre Salvador (BA) e Natal (RN). No Maranhão a chuva vem acompanhada de trovoadas e ocorre apenas no setor norte. As temperaturas são elevadas e, no interior da região, os índices de umidade são baixos.
-
Norte
O tempo firme permanece predominando apenas no Tocantins e no leste do Pará. Faz calor e a umidade relativa do ar é baixa nos períodos mais quentes do dia. Chove em todas as demais áreas da Região, a chuva vem acompanhada de trovoadas e ocorre durante todo o dia.