A massa de ar polar se afasta da região Sul em direção ao oceano e as temperaturas devem subir nos próximos dias, chegando a fazer calor no fim de semana, afirma a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.
Para dimensionar a variação de temperaturas na região, ela usa como exemplo o município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, 15, os termômetros chegaram a bater -1,8 ºC. No sábado, 18, as máximas devem chegar a 28 ºC, ou seja, quase 30 ºC de oscilação em poucos dias.
O frio sai de cena e dá lugar a novos temporais, com rajadas de vento de até 70 km/h, nas próximas 24 horas. Os volumes mais significativos devem ser registrados do norte do Rio Grande do Sul até Santa Catarina. “Não será chuva duradoura, mas podemos ter umas pancadas mais fortes que outras”, diz.
- Chance de La Niña sobe para 50%; veja o que isso significa para o agro
- Tempo: Centro-Sul do Brasil terá menos chuva no inverno e primavera
Enquanto isso, parte do interior do Brasil não recebe precipitações significativas há 100 dias, e a previsão é de que a situação continue assim. “Teremos até algumas pancadas em setembro, mas só enxergamos chuva mais regular no fim de outubro e decorrer de novembro”, afirma.
Pryscilla lembra que a condição climática se deve ao oceano Pacífico Equatorial mais frio, que desvia as frentes frias e massas de origem polar para a costa.