O primeiro domingo do mês será de frio em boa parte do país. Segundo boletim da Climatempo, há previsão de geada, frente fria e chuviscos para o decorrer deste dia 4 de setembro.
Com baixas temperaturas devido a uma massa de ar polar, a região Sul deve contar com formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Parte do Paraná, por sua vez, tende a contar com registros de chuviscos no domingo — mesma condição climática prevista para duas áreas do Sudeste: Vale do Paraíba e Resende (RJ).
Chuva x tempo firme
Momentos de chuva também são aguardados para determinados pontos das regiões Norte e Nordeste. No Centro-Oeste, no entanto, a previsão indica tempo firme e altas temperaturas, com risco para focos de incêndio.
Domingo com massa de ar polar, geada, frente fria e chuviscos
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para cada uma das cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas para este domingo (4).
-
Sul
A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, aumentando as áreas com previsão de formação de geada no Rio Grande do Sul, na madrugada e manhã, ficando de fora a região de Tramandaí, da Grande Porto Alegre e o extremo noroeste do estado.
Também pode ter registro de geada em Santa Catarina, nas proximidades de Campos Novos. O tempo fica firme ao longo do dia em quase toda a região. Contudo, há possibilidade de chuviscos em Curitiba (PR) e no litoral paranaense.
-
Sudeste
A frente fria avança na costa da região, provocando condições para chuva no litoral capixaba, em quase todo o estado do Rio de Janeiro e no litoral e na capital paulista. No Vale do Paraíba e em Resende (RJ), há possibilidade de chuviscos.
As temperaturas declinam e faz frio nas capitais paulista e fluminense. Já em Belo Horizonte (MG) o calor persiste à tarde. E em Vitória (ES), a temperatura não se eleva tanto.
-
Centro-Oeste
O tempo firme predomina em todas as áreas. Não há previsão de chuva para nenhum estado. As temperaturas ficam em elevação, no período da tarde, e mais uma vez Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as capitais mais quentes da região, no domingo.
A umidade do ar segue comprometida e os focos de incêndio ainda são preocupantes.
-
Nordeste
A nebulosidade aumenta no litoral entre o Maranhão e o Ceará, mas as possibilidades de chuva expressiva são baixas. Na costa leste ainda há instabilidades, mas a chuva perde intensidade.
No interior nordestino, os índices de umidade permanecem em níveis críticos.
-
Norte
Chove em vários momentos do dia no noroeste e oeste do Amazonas e norte de Roraima, incluindo Boa Vista (RR). Já na capital paraense, Belém, as chuvas previstas são isoladas e passageiras.
Em Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), o tempo fica firme ao longo do domingo. Em Manaus (AM) e Macapá (AP), as pancadas de chuva podem vir com trovoadas.