Risco de geada, formação de nova fria, temporais e nebulosidade. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, esses são alguns dos fenômenos que serão registrados no Brasil nesta quinta-feira (5).
+ El Niño em 2023? Veja quais são as chances de o fenômeno ocorrer
A geada, por exemplo, é aguardada nos pontos mais altos da região Sul. No Sudeste, por outro lado, o destaque meteorológico na previsão do tempo será a formação de uma nova frente fria. Além disso, haverá ocorrências de temporais em áreas sudestinas.
Para pontos específicos do Centro-Oeste e do Nordeste, a equipe da Climatempo fala em possibilidade de nebulosidade e pancadas de chuva. Por fim, temporais são mencionados para algumas faixas do Norte brasileiro.
Previsão do tempo com geada, frente fria e temporais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quinta-feira (5).
-
Sul
Predomínio de tempo firme na maior parte da região, inclusive nas capitais gaúcha e catarinense. Já do litoral ao norte paranaense, pegando Curitiba, a chuva pode cair em ários períodos do dia, mas o tempo não fica completamente fechado, pois ocorre também aberturas de sol. Calor à tarde em Porto Alegre e frio na capital paranaense.
Mesmo assim, com o ar frio, atuando mais em parte do leste da região Sul e mais a perda radiativa, as temperaturas caem bastante na madrugada e no início da manhã desta quinta-feira na Serra Catarinense. Além disso, há risco de geada nos pontos mais altos da região.
-
Sudeste
Uma baixa pressão deixa o tempo fechado, sujeito a temporais do leste ao norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e em grande parte do Rio de Janeiro, pegando as capitais paulista, fluminense e mineira.
As instabilidades são reforçadas pela formação de uma nova frente fria. As temperaturas ficam amenas à tarde na Grande Belo Horizonte e na cidade de São Paulo.
-
Centro-Oeste
O tempo abre e o sol aparece com pouca nebulosidade no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, pegando Campo Grande e Ponta Porã, por exemplo. As demais áreas da região continuam sujeitas a pancadas de chuva, que podem cair forte na faixa leste de Goiás e no centro-norte do Mato Grosso, incluindo Cuiabá.
-
Nordeste
Muitas nuvens e chuva a qualquer momento no leste da Paraíba e de Pernambuco. Pancadas de chuva acontecendo em vários momentos desde o norte do Maranhão até o Ceará. Chuva à tarde na Bahia, em Alagoas, em Sergipe e no sertão nordestino. Mesmo com a chuva, o tempo segue abafado e faz calor.
-
Norte
Temporais e chuva se espalhando cada vez mais pelo sul do Pará e no Tocantins. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue deixando o tempo instável no leste do Amapá e pode chover em vários momentos. Pancadas fortes, com períodos de melhoria no Amazonas, Roraima e n sul de Rondônia.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.