Tempo

Geada congela sorgo e milheto no Rio Grande do Sul em fase delicada

Pecuarista afirma que deve ter perdas em 50% das pastagens; risco de frio mais acentuado diminui nos próximos dias

A madrugada desta quinta-feira, 5, foi marcada por geada em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul. O pecuarista Daltro Sangali enviou um vídeo gravado nas primeiras horas após o sol nascer em que conta que as plantas de sorgo e milheto ficaram completamente congeladas. “Dá para sentir que congelou a seiva. Vai vir um prejuízo de 50 das pastagens”, diz.

De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, a área de risco para geada diminui na próxima madrugada. O fenômeno deve ficar restrito a pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense. “No restantes das áreas, teremos temperaturas mínimas acima de 10 ºC, que não trazem risco para formação de geada”, afirma.

E a geada não foi o único problema registrado nas últimas 24 horas. Choveu mais de 100 milímetros na região de Petrolina (PE), o que pode prejudicar a produção local de uvas. A expectativa é que continue chovendo acima do normal do Nordeste, pegando também parte do norte de Minas Gerais e Norte de Goiás. O Centro-Sul brasileiro, no entanto, segue com menos chuva do que a média para o mês.

De 16 a 20 de novembro, a chuva se espalha pelo país e chega com bons volumes do norte gaúcho ao Paraná, apesar de ainda ser uma precipitação pontual e passageira. Santa Maria (RS), por exemplo, só deve registrar chuva frequente e volumosa na segunda quinzena do mês.