O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desenvolveram uma plataforma de monitoramento de possíveis geadas no Brasil. A ação já está disponível para os usuários no portal, na aba Tempo – Geadas Observadas do Inmet.
A plataforma apresenta um mapa de possíveis ocorrências de geadas baseado nos dados registrados pelas Estações Meteorológicas Automáticas.
- Geadas e tempo seco devem continuar até agosto, alerta meteorologia
- Frente fria e chuvas avançam para Sudeste na próxima semana; café pode ser impactado
Ao clicar nos balões disponíveis no mapa, é possível capturar o dia, a temperatura e a possível ocorrência. Na tabela também são oferecidas as mesmas informações.
No mapa as informações serão agregadas com o decorrer do tempo, além disso é possível pesquisar o registro de geadas, até os últimos 30 dias.
É importante ressaltar que o mapa indica apenas a possibilidade da ocorrência, baseada na temperatura mínima registrada pela estação meteorológica automática naquele local.
Diferentemente das estações convencionais que contam com um observador meteorológico que visualmente constata o fenômeno e faz o registro da ocorrência e sua intensidade.