O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de grande perigo por conta de tempestades no Sudeste. Um alerta laranja, válido até as 21h desta sexta-feira (7), refere-se ao risco de chuva de até 100 mm e ventos intensos (de 60 a 100 km/h), predominantemente em áreas de São Paulo, mas também no sul de Minas Gerais e pontos do Rio de Janeiro (veja mapa abaixo).
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
As áreas do alerta de grande perigo para tempestade são:
São Paulo
- Araraquara
- Bauru
- Campinas
- Itapetininga
- Litoral Sul
- Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Região Macro Metropolitana
- Região Metropolitana de São Paulo
- Vale do Paraíba
Minas Gerais
- Sul/Sudoeste
Rio de Janeiro
- Sul
O segundo alerta laranja do Inmet indica perigo para grande acumulado de chuva até o fim do sábado (8) no sul de São Paulo e em áreas do Paraná e de Santa Catarina (veja abaixo). O aviso ali é sobre a possibilidade de até 100 mm de chuva em 24 horas, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
Áreas do alerta laranja até o fim do sábado:
São Paulo
- Itapetininga
- Litoral Sul
- Região Macro Metropolitana Paulista
- Região Metropolitana de São Paulo
Paraná
- Região Metropolitana de Curitiba
Santa Catarina
- Norte
Além desses novos avisos, ainda está mantido o alerta vermelho para onde de calor no Rio Grande do Sul, com validade até a próxima segunda-feira (10). Muitos municípios do estado já registraram nos últimos dias temperaturas acima de 40 °C.
Também estão mantidos os avisos laranja e amarelo para chuvas intensas para áreas do Nordeste e do Norte, respectivamente.