PREPARE-SE

Inmet alerta para chuvas intensas no Brasil; veja onde e quando

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, volumes acima de 80 milímetros de chuvas podem ser registrados em áreas das regiões

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet - chuvas -temporais
Foto: Inmet

Grande parte do país se prepara para um período de chuvas intensas ao longo da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes acima de 80 milímetros em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O período crítico vai de 19 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2024.

Regiões em alerta

  • Norte: pancadas de chuva em toda a região, com volumes acima de 50 mm. Maiores acumulados em Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre. Risco de raios, rajadas de vento e trovoadas.
  • Nordeste: chuvas em forma de pancadas, com maior intensidade em Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. Volumes superiores a 70 mm em alguns locais.
  • Centro-Oeste e Sudeste: pancadas de chuva localmente fortes, com volumes acima de 80 mm. Maiores acumulados em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. Risco de raios, rajadas de vento e transtornos.
  • Sul: chuvas isoladas no Paraná e sul de Santa Catarina. Pouca chuva nas demais áreas.

Ondas de calor nos próximos dias

As máximas podem ultrapassar 33°C em grande parte do país. Veja a previsão:

  • Calor intenso no Norte e Nordeste

No dia 23 de fevereiro, as temperaturas máximas podem superar 28°C em quase todo o território nacional, com destaque para áreas do Amazonas e Roraima, onde os termômetros podem registrar até 38°C. Essa onda de calor intenso pode trazer sensação de desconforto e até mesmo riscos à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

  • Mínimas baixas no Sul

Em contrapartida, as temperaturas mínimas podem ser inferiores a 22°C em parte do centro-sul do país. No dia 21 de fevereiro, a temperatura mínima pode superar os 26°C em áreas de Roraima e norte do Amazonas, enquanto que no outro extremo do país, poderá ser inferior a 15°C em áreas serranas da Região Sul.