Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EVOLUÇÃO

Inmet avança com nova política para impulsionar inovação na meteorologia

Medida aprovada pelo Mapa busca transformar o instituto em referência tecnológica com foco em soluções para o setor produtivo e a sociedade

elvador espacial, Instituto Nacional de Meteorologia
Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Com o objetivo de aprimorar tecnologias, produtos, processos e serviços meteorológicos que atendam às necessidades do setor produtivo e da sociedade, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 752. A medida aprova a nova Política de Inovação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), visando transformar o órgão em um centro de excelência e inovação na área.

“A inovação é essencial para o avanço da meteorologia no país. A aprovação dessa nova política reflete nosso compromisso com a modernização da infraestrutura e o avanço tecnológico do setor meteorológico”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.

Diretrizes para o futuro da meteorologia

A nova política busca alinhar as ações do Inmet às demandas atuais e futuras, incentivando a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a colaboração com diferentes instituições. Entre os principais objetivos estão:

  • Estabelecer diretrizes para a gestão de inovação no Inmet;
  • Criar um ambiente colaborativo com agentes públicos e privados, nacionais e internacionais;
  • Proteger a propriedade intelectual de produtos e processos desenvolvidos;
  • Definir metas e mecanismos para parcerias que promovam pesquisa aplicada e soluções inovadoras.

“O objetivo é transformar o Inmet em um hub de pesquisa aplicada, integrando a academia e o setor produtivo. Com essa política, teremos mais agilidade e eficiência para enfrentar os desafios meteorológicos e climáticos que estão por vir”, destacou o diretor interino do Inmet, Luís Fernando Magnani de Oliveira.

Impactos esperados

A política também estabelece mecanismos para modernizar a infraestrutura do Instituto e fomentar soluções tecnológicas que beneficiem o setor agrícola, o manejo de recursos naturais e a segurança climática. O Inmet, que já desempenha papel estratégico no monitoramento climático e na previsão do tempo, espera ampliar sua capacidade de atender com precisão às necessidades da sociedade e do agronegócio.

Sair da versão mobile