A partir desta sexta-feira (28), a região Sul do Brasil terá temperaturas baixas e registro de geada forte, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição acontece devido à passagem de uma frente fria, entre hoje e sábado (29), acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também o sul do Paraná será atingido.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Ainda conforme o Inmet, a mudança de direção e a intensificação dos ventos, iniciada no fim da sexta até o domingo (30), vai causar baixa sensação térmica e acentuar o frio em todas as áreas do Sul do país.
Chuva e queda nas temperaturas
No decorrer da passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, mas especialmente entre Santa Catarina e o Paraná no sábado. A previsão ainda mostra bastante umidade no norte gaúcho e em Santa Catarina no decorrer da passagem da frente fria. No sábado, ao longo do seu deslocamento pelo Paraná, a umidade se concentra no estado.
Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste gaúcha, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o Lago Guaíba até o domingo.
Temperaturas e geadas
A previsão do Inmet é de temperaturas entre 0 °C e 5 °C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (1º). Há possibilidade de temperaturas mínimas de até -5 °C em áreas da Campanha e, principalmente, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.
As geadas terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo e na segunda. Ainda no dia 1º, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descarta a possibilidade de geada entre a terça (2) e a quarta-feira (3).
O instituto de meteorologia ressalta que a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo, o fenômeno será de intensidade forte a muito forte nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no extremo sul do Paraná e na região da Campanha, no oeste gaúcho.