Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CLIMA

Inmet prevê chuvas regulares em dezembro no centro do país

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas com volumes que podem superar os 300 mm

chuvas fortes e temporais - previsão do tempo para hoje - minas gerais - chuvas - tempo fechado
Foto: Unsplash

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas próximas ou abaixo da média em dezembro no Norte do País, em especial no oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins e para o Nordeste, de forma mais generalizada. Nas duas regiões os volumes devem ser inferiores a 200 milímetros. Já a parte leste da região Nordeste ainda estará em seu período seco e é normal que os acumulados de chuva não ultrapassem os 100 mm.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média e mais regulares, com volumes que podem superar os 300 mm em áreas de Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. No norte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas previstas poderão ser abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm.

Para a região Sul, ainda são previstas chuvas acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, onde são previstos volumes acima de 180 mm. Volumes inferiores devem ser observados no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as chuvas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!

O prognóstico climático do Inmet para o mês de dezembro de 2023 e seu possível impacto na safra 2023/24 para as diferentes regiões produtoras indicam que em áreas do Matopiba terão baixos volumes de chuva, o que manterá os níveis de água no solo baixos, exceto em áreas do sul de Tocantins e extremo sudoeste da Bahia, onde haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo. Essa condição poderá afetar a evolução do plantio e desenvolvimento inicial dos cultivos de primeira safra que já estão em andamento.

Em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas está sendo importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e sul de Goiás. No geral, a umidade no solo será favorável para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto em áreas do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como no noroeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde os níveis de umidade poderão ser mais baixos, diz o Inmet.

Na região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra. Contudo, em algumas áreas o excesso de chuvas poderá resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo, prejudicando a colheita dos cultivos de inverno e impedindo o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra.

As temperaturas deverão ser acima da média em grande parte do País, principalmente no leste da região Norte e grande parte da região Nordeste, onde as temperaturas médias podem superar 28 ºC.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile