O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou boletim com a previsão do tempo para os próximos dias. Entre os dias 25 de junho e 2 de julho, acumulados de chuva podem ultrapassar 60 milímetros (mm) no norte do Rio Grande do Sul, sudeste de Santa Catarina, sul do Paraná, faixa norte da região Norte, costa leste do Nordeste e litoral do Sudeste. Uma massa de ar frio pode levar as temperaturas em áreas do Sul para menos de 10 °C. Confira abaixo as condições para cada região do Brasil.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Para a região Norte, a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de
chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60 mm em áreas do noroeste do
Amazonas e do Pará, bem como em Roraima e Amapá. O tempo fica firme no Tocantins, Rondônia, sul do Pará e do Amazonas e leste do Acre.
Na faixa leste da região Nordeste, há previsão de chuva, devido ao transporte de umidade
do oceano para o continente, o que favorece a ocorrência de chuvas inferiores a 20 mm. Não se descartam pancadas de chuvas em áreas do litoral, principalmente no extremo sul da
Bahia, noroeste do Maranhão, leste de Alagoas e Pernambuco. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de tempo quente e seco, mas pode ocorrer chuva de intensidade fraca a moderada em áreas do sul de Mato Grosso do Sul. O avanço da frente fria em direção ao Sudeste poderá provocar chuvas moderadas na parte leste da região, principalmente no litoral paulista.
Na região Sul, após a passagem do sistema frontal, volumes de chuvas de até 60 mm ainda poderão ocorrer até quarta-feira (26) no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. As pancadas podem vir acompanhados de ventos fortes e queda de granizo.
Temperatura
Para os próximos dias, o Inmet prevê temperaturas máximas que podem superar 30 °C
na área centro-norte do país. No decorrer da semana, há uma tendência de tempo seco e temperaturas acima da média em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além do interior
do Nordeste e Norte.
Na sexta-feira (28), as máximas podem ultrapassar 36 °C em áreas no norte de Mato Grosso, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, Rondônia e Tocantins. Já na faixa leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, a marca não deve ultrapassar 28 °C.
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as máximas não devem ultrapassar 18 °C, ao longo da semana.
As temperaturas mínimas, podem ser superiores a 26 °C em áreas do Norte e Nordeste. Já no Distrito Federal, Sudeste e interior de Pernambuco e da Bahia, assim como em grande parte do Sul, as mínimas podem ser inferiores a 18 °C.
Após a passagem de uma frente fria, a massa de ar frio avança ao longo da semana, provocando temperaturas mínimas abaixo de 10 °C no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre o próximo sábado (29) e a segunda-feira (1°), as temperaturas mínimas poderão ser inferiores a 8°C em áreas de maior altitude da região Sul, e geadas podem ocorrer.
O leste de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul poderão sentir temperaturas mínimas inferiores a 14° C.
Nas demais áreas, as temperaturas podem superar 24 °C, principalmente no Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí.