Segundo a previsão do tempo, será apenas a partir do dia 14 de dezembro que as precipitações se espalham pelo Brasil, mas sem reverter déficit hídrico.
Essa foi a notícia mais lida da semana sobre agricultura.
Confira abaixo, essa e outras matérias que foram destaques no portal de notícias do Canal Rural.
3º Chuva forte deixa 24 municípios da Bahia em situação de emergência
O governador da Bahia, Rui Costa, decretou situação de emergência em 24 municípios afetados pelas chuvas fortes que atingem o estado. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do estado. Entre as cidades em emergência, estão Jucuruçu e Itamaraju, no sul do estado, que, segundo Costa, são as mais afetadas. Confira.
2º Garantia-Safra deve ser pago a 432 mil agricultores familiares em dezembro
Neste mês, o benefício do Garantia-Safra será pago a 432 mil agricultores familiares. A determinação consta em uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (9) a Portaria SAF/Mapa nº 263. Neste mês, receberão o benefício agricultores da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. O montante em recurso autorizado para esses agricultores chegará a mais de R$ 367 milhões. Saiba mais, aqui.
1º Irregularidade da chuva deve persistir no Sul até janeiro
A previsão do tempo diz que o cenário para distribuição de chuvas no país deve permanecer inalterado até o dia 13 deste mês. As precipitações podem voltar ao Sul e Sudeste, mas em um volume muito baixo e de forma irregular. Apenas a partir do dia 14 de dezembro a chuva se espalha com mais força, no entanto, os maiores volumes devem ser observados no Centro-Oeste, com até 100 mm em algumas localidades. No Sul, a chuva, se vier, será fraca e não alterará o quadro de estiagem na região. Veja a reportagem completa.