Tempo

Janeiro tem previsão de chuva abaixo da média em parte do Brasil

Algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste devem encarar poucos acumulados de água no começo de 2023

O primeiro mês do próximo ano não será tão chuvoso como o de costume. Ao menos no Centro-Oeste e no Sudeste Brasil. Essa previsão do tempo para janeiro de 2023, com acumulado de água abaixo da média para o período sobre essas duas regiões, foi destacada pela meteorologista Heloísa Pereira.

+ Chuvas não afetam produção agrícola na Bahia. Soja segue com boa perspectiva

Sócia-consultora da Ampére, empresa de que faz projeções para os setores agrícola e de energético, Heloísa falou sobre a condição climática aguardada para o próximo mês em entrevista ao Canal Rural. Diretamente dos estúdios da emissora em São Paulo, ela conversou com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva durante a edição desta quinta-feira (15) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

“Áreas produtoras de soja em Mato Grosso, por exemplo, sofreram um pouco com condição de chuva abaixo do normal” — Heloísa Pereira

“A grande área central do Brasil, principalmente entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país apresentou uma condição de anomalia de precipitação abaixo da média”, afirmou Heloísa, que é formada em meteorologia pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e mestra em agricultura pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Áreas produtoras de soja em Mato Grosso, por exemplo, sofreram um pouco com condição de chuva abaixo do normal.”

Mais chuva no Sul e no extremo norte do país em janeiro

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet
Foto: Inmet

Enquanto pontos do Sudeste e do Centro-Oeste devem encarar chuvas abaixo da média para janeiro, outras faixas do país irão pelo caminho oposto. De acordo com a meteorologista entrevistada pelo Canal Rural, a região Sul será beneficiada pela condição climática aguardada para janeiro.

“A gente vai ter um oceano Atlântico Sul muito quente e ele vai formar, com frequência, algumas instabilidades. Vai ajudar a provocar chuvas”, afirmou Heloísa. Segundo ela, janeiro de 2023 terá acumulado de água de 10 a 25 milímetros a mais que a média histórica para o período. No extremo norte do país, contudo, a previsão indica para excesso de 25 a 50 milímetros no mês.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.