Tempo

Grãos: qualidade das lavouras dos EUA piora e tempo não deve ajudar

As plantações já vêm sofrendo com déficit hídrico acumulado de semanas anteriores e não vão receber chuvas significativas nos próximos 10 dias

O índice de lavouras norte-americanas de soja em boas condições caíram de 74% para 72%, de acordo com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgado nesta segunda-feira, 17. Já o indicador das plantações de milho recuou de 71% para 69% no mesmo período.

Nos próximos cinco dias, a previsão do tempo não indica chuva significativa nos principais estados produtores do país. “A chuva só será mais forte no leste do país, bem longe do cinturão de grãos. Iowa, por exemplo, só receberá cinco milímetros distribuídos em cinco dias. É praticamente nada”, diz Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural.

Olhando para os próximos 10 dias, as notícias não são muito melhores. Só a faixa leste deve receber precipitações (50 milímetros em 10 dias). Enquanto isso, as chuvas no cinturão de grãos dos Estados Unidos ficarão 25 milímetros abaixo do esperado para este período. “Devemos ressaltar que as lavouras já estão sofrendo com déficit hídrico acumulado das semanas anteriores”, pontua.