As temperaturas em outubro ficarão acima da média na maior parte do país, com temperaturas passando de 29ºC em alguns estados.
O calor intenso deve atingir principalmente a Região Centro-Oeste, a Região Norte e o Nordeste.
De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas devem chegar a 35ºC em Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.
Já no sul de Mato Grosso do Sul e parte da Região Sul, os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC da média normal para o mês.
A previsão é baseada no fenômeno El Niño, que está em curso no Pacífico. O El Niño é um evento climático que causa o aquecimento das águas do oceano, o que pode levar a mudanças no clima em todo o mundo.
O calor intenso pode trazer riscos à saúde, como desidratação, insolação e problemas cardíacos.
O Inmet recomenda que as pessoas se hidratem com frequência, usem roupas leves e evitem a exposição prolongada ao sol.
Temperaturas no Sul
A Região Sul permanecerá a probabilidade de grande quantidade de chuva, sendo o Rio Grande do Sul como um dos mais afetados. O Inmet prevê volumes acima de 250 milímetros.
Um dos efeitos de El Niño é o aumento de chuvas no Sul do país. Isso porque há uma grande circulação de ventos, que acaba interferindo no movimento de outros ventos, impedindo o avanço de frentes frias pelo território brasileiro. Com isso, as frentes ficam estacionadas por mais tempo na Região Sul, diz o Inmet.